sábado, 22 de setembro de 2012

Uma vida dedicada à evolução do Marxismo


Em decorrência da morte de Robert Kurz (1943 – 2012), transcrevo a seguir um breve resumo de sua vida e obra.

Kurz foi um filósofo alemão que participou de uma vertente de reinterpretação da obra de Marx, denominada na Alemanha Wertkritik (Crítica do Valor). Sua área de interesse abrangeu a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a crítica do Iluminismo e a relação entre cultura e economia.
Em 1986, Kurz participou da criação da revista Krisis, em torno da qual se desenvolveu a Wertkritik. O grupo obteve uma certa notoriedade em 1999, quando da publicação do "Manifesto contra o Trabalho", escrito por Robert Kurz, Ernst Lohoff e Norbert Trenkle. Em 2003 o filósofo Anselm Jappe, em seu livro As aventuras da mercadoria - para uma nova crítica do valor (Lisboa: Antígona, 2006), apresentou os desenvolvimentos teóricos desse autores.
Em abril de 2004, o grupo Krisis sofre uma cisão, e Robert Kurz, Roswitha Scholz e Claus Peter Ortlieb criam um novo grupo, em torno da revista EXIT! - Kritik und Krise der Warengesellschaft (EXIT! - Crítica e Crise da Sociedade da Mercadoria).
Robert Kurz é autor de O Colapso da Modernização (1991) Der Kollaps der Modernisierung, entre outros livros. Publicava regularmente ensaios em jornais e revistas da Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil.

Mais informações sobre Kurz em:


4 comentários:

Joelma disse...

Saiu na EXIT, apenas reproduzo o texto:

Caros amigos, caros companheiros de luta e caros leitores da EXIT!

A redação da EXIT! e a direção da Verein für kritische Gesellschaftswissenschaften e.V. tomaram conhecimento com profundo desgosto e consternação de que faleceu a 18 de Julho de 2012 em Nuremberga, na sequência de várias operações, o nosso amigo e autor, o filósofo e publicista Robert Kurz.

Com a sua morte, a teoria crítica perde um pensador lutador e um crítico radical, num tempo em que mais que nunca se exige “derrubar todas as condições em que o homem surge como um ser humilhado, escravizado, abandonado, desprezível”. Bobby viveu e lutou por isso.

A crítica da dissociação e do valor e a revista EXIT! perdem um teórico marcante e não será fácil preencher a sua falta.

Vamos tentar.

Mário disse...

Uma perda realmente irreparável!

Manuel Pinto disse...

"O Colapso da Modernização" é um livro que deve e tem que ser lido.
O Ano da primeira edição no Brasil foi 1992 e a editora, Paz e Terra.

André Setaro disse...

Grande homem, grande pensador. Valeu a pena ter vivido