quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Simplesmente Nara


Belas palavras de Carlos (Cacá) Diegues (1) em agosto de 2006:

“Nara Leão foi uma das mulheres mais importantes do Brasil da segunda metade do século XX. Não só pela qualidade artística do que sempre produziu, como também por sua capacidade de estimular tudo e todos à sua volta com sua curiosidade, inconformismo e vontade de descobrir coisas novas. Ela sempre foi um exemplo para nós todos, seus contemporâneos, pela sua permanente inquietação e pelo rigor de suas idéias.
Descobridora de tantos talentos novos, redescobridora de tantos outros esquecidos, Nara fez do risco e do bom gosto um método infalível. Seu paradoxo é que ela nunca procurou o sucesso (que até lhe causava um certo mal-estar) e, no entanto, certamente pela radical sinceridade de sua obra, o sucesso sempre a perseguiu. Era ele que não podia viver sem ela, e não o contrário.
Num país que tantas vezes se destaca pelo excesso e pelo elogio da hipérbole, numa cultura muitas vezes tão sinuosas e barulhenta, a elegância de Nara Leão, sua voz limpa e serena, suas idéias tão claras, são uma jóia de inestimável valor, uma exceção exemplar. Atrás da doçura e da meiguice da figura pública, estava uma mulher rigorosa, de uma luminosa radicalidade, que exigia de si mesma, e do mundo à sua volta, a virtude permanente da verdade.”

1. Conheci Cacá Diegues no dia em que faleceu seu tio Byron, pai de uma amiga minha. Depois nunca mais estive com ele, embora certa vez tenhamos nos "esbarrado" na (saudosa) Livraria Letras & Expressões de Ipanema. O considero um grande diretor com obras memoráveis de nossa cinematografia. Para alem disso, tem um “senhor” texto... E fui (mas quem de minha geração não foi?) um fã da Nara...

6 comentários:

André Setaro disse...

Ouvia muito Nara Leão. Foi um ícone. Um dia, em festa no Bahiano, cheguei a conversar com ela: tímida, de lhano tato, delicada, talentoso e quando no palco explodia poesia e sensibilidade.

Joelma disse...

E foram casados. Lembro de os ter visto num bar e restaurante na Barão da Torre com o filho ou filha sei lá, uma criança. Ih, há tantos anos atrás.

Mário disse...

O texto dele é impecável!

J.L.Tejo disse...

Da geração de cantoras que se foram cedo- Elis, Clara.

Jonga Olivieri disse...

Bem lembrado, J.L., muitas e boas cantoras que se foram cedo!

Misael de Silva Costa disse...

Nara era o sonho de todo 'jovem'. Ela era apaixonante em sua feminilidade e timidez...