terça-feira, 13 de novembro de 2012

Caros amigos


O Professor Jorge Moreira em ilustração de minha autoria
Ainda que esteja super ocupado, sem tempo para colaborar regularmente com novos textos para Novas Pensatas, ainda posso tomar uma hora de descanso para escrever e dar-lhes notícias rápidas (sem aprofundar) sobre fatos da vida  cotidiana, da vida  comercial, esportiva e política dos EUA.
Vejam este fato da realidade estadunidense: em dezembro de 2011, Taylor Dufrene, um empregado de Time Warner Cable Television chegou na nossa casa em Appleton, Wisconsin, para fazer propaganda das vantagens econômicas e técnicas do sistema cable da sua companhia.
Nós lhe respondemos que suas informações pareciam interessantes mas que já tínhamos  feito um contrato com a companhia de satélite Direct TV e não podíamos quebrá-lo sem pagar indenização. Aí, o empregado Taylor Dufrene, sentado no sofá da nossa sala de visita, nos informou que isso não era problema porque a Time Warner tinha um programa para casos como o nosso; ele nos disse que a referida empresa compensaria o valor que pagáramos pela indenização a Direct TV, creditando o devido valor de 120 dólares na nossa conta por conta da Time Warner
Confiando na integridade moral do empregado da Time Warner, rescindimos o contrato com a Direct TV e assinamos um contrato com a Time Warner. Resultado: fomos roubados.
Nós assinamos o contrato com a Time Warner  no dia 15 de dezembro de 2011, e  até hoje (13 de novembro de 2012), quase um ano depois, não recebemos nenhuma compensação. Cada vez que nos queixamos e tratamos de cobrar o valor que pagamos pela quebra do contrato com Direct TV, a Time Warner nos informa que Taylor Dufrene já não trabalha para a companhia. Quando argumentamos que Dufrene ainda trabalhava para aquela empresa quando assinamos o contrato, os seus empregados desconversam dizendo vagamente que no passado tiveram essa promoção mas que isso acabou-se faz muito tempo, e que, de toda forma, eles não são responsáveis pelos erros de seus vendedores.
Conclusão: Se queremos tratar de receber o dinheiro (120 dólares) que nos roubaram, teremos que contratar um advogado para mover uma ação judicial contra a Time Warner.
Assim, baseado na nossa própria experiência, podemos concluir que a Time Warner é uma empresa desonesta que emprega trabalhadores para contar mentiras  e roubar os contratos das companhias rivais.
No entanto, a mentira e a desonestidade não são monopólios das corporações dos EUA. Elas estão espalhadas por toda sociedade estadunidense. A mentira, o engano, a fraude, a manipulação não são, como dizem os representantes republicanos e democratas (no rádio, nos jornais e nos canais de TVs dos Estados Unidos): “uma maçã podre num saco de boas maçãs”. Esse batido refrão é mais uma das mentiras sistemáticas dos políticos e das autoridades para manter este povo ignorante, alienado e manipulado. Ao contrário do que eles dizem, a mentira, o engano, a fraude e a manipulação “são os pães de cada dia” dos estadunidenses.
Os fatos reais, que comprovam o que escrevo, são o que não falta por aqui. Vejam este exemplo bem recente na área esportiva estadunidense. Depois de muitos anos de denúncias e acusações (negadas pelos EUA), os jornais tiveram, finalmente, que divulgar a notícia escandalosa de que Lance Armstrong, o ciclista “vencedor por sete vezes do Tour de France (o "superman" estadunidense),  foi considerado culpado de ter vencido as sete vezes sob o efeito de drogas ilegais. Assim, Lance Armstrong, o "superherói", não passa de mais um estadunidense mentiroso, desonesto e farsante. Ele foi condenado: teve que devolver todos os prêmios recebidos, e seu nome será apagado definitivamente da historia esportiva. Mas isso é uma espécie de “cala a boca” para o mundo esportivo.
O caso de Lance Armstrong não é único. É apenas mais um exemplo do que venho informando. Casos como o de Armstrong têm acontecido, acontece e acontecerão, em todas as esferas da sociedade estadunidense.
Outro fato  importante : antes mesmo de viver nos EUA, eu já sabia que a política americana estava contaminada por políticos mentirosos e corruptos: Richard Nixon, Ronald Reagan, os Bush (pai e filho) Bill Clinton, Barack Obama são exemplos sistemáticos da mentira e do engano quando dizem que representam os interesses do povo dos EUA.
Nada mais distante da realidade. A verdade é que os políticos mencionados são subvencionados pelos pesados lobbies das grandes corporações e de uma organização particular, The American Israel Public Affairs Committee, AIPAC (Comitê de Assuntos Públicos Israel-Estados Unidos). Aliás, desde muitos anos, a AIPAC é a organização mais influente na política dos EUA: o presidente, a maioria do representantes do Congresso, do Senado estadunidense, têm sido denunciados freqüentemente como autoridades cooptadas e financiadas pela AIPAC.
Sei que muitos pensarão que por estar vivendo por mais de vinte anos nos EUA, eu deveria sentir e atuar como a maioria, ou seja, já deveria  ter me acostumado ao mito do  “American way of life”, e logo, deveria ter internalizado e naturalizado a mentira, o engano, a hipocrisia, a manipulação e o escandaloso cinismo reinante no país capitalista.
Mas eu digo não, pois, através dos meus estudos, cheguei a conclusão científica de que o capitalismo é um sistema cujo princípio fundamental é a negação, é a destruição da vida dos seres vivos deste planeta (tanto no passado, no presente e no futuro), pois o capitalismo sofre de  uma doença incurável: o lucro.
Assim,“eu digo não ao não”. E como diria o artista Chico Buarque,
“Mas eu resisto e
quem quiser que me compreenda,
até que uma nova luz acenda
este meu samba continua”...
E sempre continuará como na  parte II deste texto que lhes escrevo.

Jorge Vital de Brito Moreira


5 comentários:

Nun'Alvares disse...

Já havia um certo tempo que o Senhor Doutor Professor Moreira não nos presigiava com seus giríssimos Ensaios.
Ora bem, portanto, recomeçou com chave d'ouro!

Joelma disse...

Vivendo e aprendendo. Eu não sabia deste AIPAC (Comitê de Assuntos Públicos Israel-Estados Unidos).
Que coisa! è juntar a fome com a vontade de comer.

Manuel Pinto disse...

Bonita a pintura que você fez. Qual foi a técnica, guache, aquarela, óleo ou acrílica?

Jonga Olivieri disse...

Nada disto, Manuel. Esta ilustração foi toda feita no Photoshop!
O que não quer dizer que seja fácile pouco trabalhoso.
A única diferença é não ter que limpar os pincéis no final...

Mário disse...

Independente da beleza da pintura photoshopiana (concordo com isso), o importante nesta postagem é a denúncia sobre a quebra do contrato com Direct TV pela Time Warner e a falta de escrúpulos na ação das empresas capitalistas.
Não somente nos EUA, mas em qualquer país onde o "lucro" deslavado impere.