domingo, 4 de novembro de 2012

Drops sortidos de domingo


Disposições Extrajudiciais
O que normalmente é chamado de assassinato é hoje denominado pelos (ir)responsáveis nos Estados Unidos como “Disposições Extrajudiciais”.
Mas foi nos tempos de Luís XIV que mais proliferaram coisas como estas “Disposições Extrajudiciais”. Refiro-me às célebres Lettres de Cachet, tão a gosto das monarquias absolutistas, que serviam para mandar para a Bastilha qualquer adversário ou inimigo do regime, sem que aos indigitados sequer se desse conhecimento do porquê de suas prisões, quanto mais do direito de defesa.
Será Obama Luis XVII?



Foto do quadro na galeria
O fato de ter vendido meu quadro na Rezende, deixou-me feliz... Aliás. extremamente feliz.
Apesar de ter comercializado cerca 10 desenhos a crayon e pastel na Galeria 343 (Shopping da Gávea) nos anos 1990, e uma pintura (acrílica s/ tela) em Leilão realizado no Instituto dos Arquitetos do Brasil; além de tambem ter vendido muitos quadros em Portugal (1) quando lá morei, considero esta venda um marco, porque pela primeira vez encaro a pintura como de fato uma opção profissional.
Tanto que logo no início desta semana estarei levando um outro quadro para substutuí-lo...


O tubarão e o surfista
Outra coisa que me deixou feliz foi ter reencontrado um amigo de juventude, o Valter; que para alem de vizinho era colega de colégio e parceiro de farras, subentendo-se "farra" como algumas idas ao cinema ou à praia, uns chopinhos na Voluntários (2) e paqueras na missa (3) das seis da tarde, aos domingos.
A última vez que o havia visto fora em 1971... Caramba, fazia tempo! Mas o fato é que perdemos totalmente o contato. Ele seguiu a vida dele e eu a minha. Às vezes tinha algum tipo de notícia pelo porteiro do prédio em que meu pai morava; e eu morei por muitos anos, bem como o Valter.

Mas um belo dia, o porteiro se aposentou e bay-bay! Nunca mais soube dele. Viemos a nos reencontrar no –e pelo– FaceBook.

A incrível e impressionante foto acima: “o tubarão e o surfista” (de Kurt Jones) compartilhei de um Album do Valter no FB.


Prato nacional estadunidense


E terça é dia de eleições nos EUA. A coisa tá difícil, quase empatada. Aliás, tão difícil quanto saber qual é o pior... Na minha modesta opinião, o pior é sempre o candidato republicano (a “ala” direita do Partido Único da Burguesia). O fato é que Mr. Obama tratou de fazer um dos piores e mais hipócritas governos de todos os tempos.

Entretanto não precisamos expectativa alguma quanto a resultados, seja ele qual for, porque ali tudo acaba em hambúrguer mesmo!



1. Em Portugal, entre muitos que lá deixei, ficou um quadro (acrílica s/ tela 100x100 cm) no acervo da “Cooperativa da Árvore”, importante museu da cidade do Porto, para alem de um outro em Ciudad Rodrigo, Provincia de Salamanca, Castilla y León, Espanha.


2. Havia (e existe até hoje) um bar na esquina da Real Grandeza com Voluntários da Pátria em Botafogo onde costumávamos tomar uns chopes.


3. Numa época em que eu era obrigado a ir à igreja todas as semanas...

 

7 comentários:

André Setaro disse...

Parabéns pela venda do quadro 'Rezende'. Lembranças ao Valter. E as eleições nos Estados Unidos?

Nun'Alvares disse...

Nós, cá em Portugal tambem sofremos bastante quanto à limitação dos direitos individuais durante o Regime de Salazar.
Por exemplo: o DL nº 35 046, de 22 de Outubro de 1945, extinguiu a PVDE, criando em seu lugar a PIDE (quem não se lembra?).
Subordinada ao governo, por via do ministério do Interior, esta centralizava todos os organismos com funções de prevenção e repressão POLÍTICA dos CRIMES CONYRA a SEGURANÇA INTERNA e EXTERNA do Estado.
A PIDE conservou, da antecessora, Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), a instrução preparatória dos processos respeitantes a esses, nas comarcas de Lisboa, Porto e Coimbra.
Ficaria ainda com a capacidade de determinar, com quase total independência, o REGIME DE PRISÃO PREVENTIVA e para propor a aplicação de medidas de defesa previstas no art.º 175 do Código Penal e VIGIAR INDIVÍDUOS a elas sujeitos, mesmo se estes estivessem entregues à supervisão do ministro da Justiça.

Nun'Alvares disse...

Perdão, mas queria referir: dos CRIMES CONTRA a...

Joelma disse...

Antes de mais nada parabens por ter vendido o quadro. Bonito por sinal.
Quanto as Disposições Extrajudiciais e Lettres de Cachet? Gostei mesmo de Obama como Luis XVII.
E, sem dúvida, amei o "tudo ali acaba em hamburger".. Muito bom!

Anônimo disse...

As eleições teatralizadas, a farsa democrática "made in USA" é um produto de consumo qualquer, como qualquer hamburger mesmo. Ou um daqueles carrões "monstruosos" das décadas de 50/60 do século passado ou mesmo uma garrafa de Coca Cola!
Por isso: "enjoy Elections", deveria ser o seu slogan.
L.P.

Jackie disse...

Parabéns pela venda do quadro.
E a foto do tubarão não é apenas 'impressionate', mas TENEBOSA e ARREPIANTE!

Anônimo disse...

Estes seus drops são muito gostosos de ler.

Julio Caesar