domingo, 6 de janeiro de 2013

Pensatas de domingo




A máquina de lavar cérebros

Quando Marcuse criou o termo “Homem Unidimensional” a mídia não tinha chegado aos níveis em que está agora, muito embora já se delineasse um futuro semelhante a este em que vivemos. Principalmente nos países desenvolvidos, onde, naqueles tempos, a tecnologia se diferenciava de forma mais expressiva do que hoje, quando a tendência é de uma maior agilidade das novas descobertas, pelo simples fato de que o mundo diminuiu muito nesta era pós moderna.

Até em consequência deste fator, a necessidade da divulgação de notícias conforme a classe dominante as deseja tornou-se mais necessária. É importante que ela chegue aos mais distantes pontos, formatada de uma maneira única, ou pelo menos muito semelhante às suas intenções. Verdades e mentiras teem que coincidir. O bem e o mal devem ser os mesmos. A lavagem cerebral faz-se assim de maneira científica e indolor. Pelo menos para o espectador/leitor comum... Aquele que não questiona, nem procura vias alternativas para buscar a informação de algum acontecimento.

Estive pensando muito nisto outro dia, quando um conhecido, que considerava consciente, virou-se para mim e num papo sobre a saúde de Hugo Chávez exclamou balançando os ombros: “Tambem, não vai fazer falta nenhuma!” Aquilo me espantou e fiquei a refletir o peso da mídia sobre o pensamento de grande parte das pessoas. Não pude ficar calado e retruquei que isto era o fruto de uma propaganda generalizada contra Cháves por parte da burguesia internacional.

O fato é que hoje, caso nos contentemos com as informações da grande imprensa, ficamos com uma visão completamente distorcida da realidade em muitos aspectos da realidade.

É o caso da situação nos Estados Unidos, onde divulgam em massa Obama como um presidente de esquerda, que deseja uma distribuição equitativa da renda no país e isto não é uma realidade. Obama faz o jogo da burguesia, e, quando beneficia as massas é porque por trás disto há muitos benefícios maiores camuflados para os ricos. De acordo com os dados do Censo (United States Census Bureau), os estadunidenses mais ricos aumentaram sua participação na riqueza total em 4,9 por cento. Por outro lado, dados recentes revelam que mais de 46 milhões de estadunidenses vivem na pobreza. Ademais, gastar seis bilhões de dólares nas campanhas presidenciais num país com o número tão grande de pobres é indicio da decadência ética e política da nação estadunidense (1).

Voltamos então ao pensamento de Marcuse e da sua tese do “Homem Unidimensional”, ou seja: aquele cuja consciência é formada de fora para dentro pela grande imprensa, uma verdadeira máquina de lavar cérebros.

1. Dados sobre os EUA fornecidos pelo professor Jorge Vital de Brito Moreira.

5 comentários:

Joelma disse...

Sem dúvida nenhuma!

André Setaro disse...

A grande imprensa lava os cérebros, anestesia o pensamento.

Mário disse...

Uma máquina montada de tal forma. Bem, não é preciso esperar muito; Vem ai a posse de Chavez e toda a articulação em torno do golpe que a direita está articulando na Venezuela. Prestemos atenção à cobertura da imprensa burguesa, ao que vão argumentar. É a comprovação de tudo isto.

Anônimo disse...

boa noite, ...andei lendo alguns posts seu, e achei muito legal, bem descontraído, realmente interessante , mas um ítem discutido neste post, sobre o sr Chavez, não concordo com a sua opinião, pois ao meu ver, este ilustre sr não passa de mais um caudilho, ditador que por muito tempo tiveram espaço na AL, pois um governante com quase 20 anos de "mandato", não podemos chamá-lo de democrático, mas sim de ditatorial, não havendo aí "direita" ou "esquerda".

Jonga Olivieri disse...

Não costumo publicar comentários de anônimos completamente anônimos.
Mas o seu, Anônimo é um exemplo claríssimo de como funciona a lavagem cerebral, de como você repete frases inteiras do que diz a grande imprensa burguesa. De como você deve acreditar de que existe democracia nos EUA, Grã Bretanha, etc...
Obrigado pela demonstração!