sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Avaaz participa de ação no Congresso brasileiro

Deputados são recebidos pela Avaaz no aeroporto de Brasília

Avaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

A Avaaz mobiliza milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes, desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas. Operando em 15 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós.

Pois, eles me mandaram esta carta, a qual reproduzo abaixo:

Caros amigos do Brasil,

Na terça-feira de manhã, os parlamentares que chegaram à Brasília para trabalhar foram recebidos com uma festa surpresa da Avaaz. E no final do dia, depois de vários encontros, a Câmara do Deputados aprovou o fim do voto secreto! Veja como nós fizemos com que nossas 650 mil vozes fossem ouvidas nesta semana…

No aeroporto nossos legisladores viram duas placas: "Tudo a esconder: Voto Secreto" ou "Tudo a declarar: Voto aberto já." Com a presença de jornalistas, os deputados – de diferentes partidos – se viram no centro das atenções, tiveram que declarar seu posicionamento em relação ao voto secreto e muitos se comprometeram a derrubá-lo.

Foi incrível -- veja o vídeo da ação e algumas das notícias aqui: G1, Correio Braziliense

Em seguida, acompanhamos os deputados até o Congresso, onde a Comissão Especial estava prestes a discutir a proposta do voto aberto para perda de mandato. Lá, um deputado aliado, Vanderlei Macris (PSDB-SP), pendurou nossa petição em frente à mesa para demonstrar seu apoio. Depois tivemos a oportunidade de entregar nossa petição na mesa do plenário ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, minutos antes da votação. Alves mencionou nossa campanha para todo plenário: “Foi a solução que encontrei para uma resposta rápida desta Casa, e aqui estão, por exemplo, 650 mil assinaturas que me foram entregues agora pelo voto aberto. Manifestações que os senhores têm recebido, com certeza, como eu no Rio Grande do Norte.”

Nós esperamos e, finalmente, às 21h, recebemos a notícia de que havíamos vencido! É um enorme passo para nossa poderosa comunidade da Avaaz e para democracia brasileira. É uma proposta que acaba com todos os tipos de voto secreto, não somente aqueles que podem manter o mandato como os de Donadon. Uau!

Mas ainda falta o Senado aprovar. E Renan Calheiros, presidente do Congresso, já anunciou que irá desmembrar a proposta para votar apenas as partes que lhe interessam. Afinal, ele só se elegeu presidente do Congresso por causa do voto secreto. Nós temos o momento e essa vitória a nosso favor e estamos estudando como podemos pressionar o Senado a aprovar a voto aberto para todas situações.

Para festejar o sucesso dessa semana e compartilhar nossas ideias de como seguir adiante, escreva seu comentário clicando no link da página abaixo:

Nos disseram que seria impossível votar a Ficha Limpa, mas nós provamos o contrário. Agora estamos fazendo o impossível novamente com o fim do voto secreto. Para relembrar o que fizemos juntos até agora nesta campanha, veja a linha do tempo produzida pelo Estadão alguns dias atrás aqui.

Essa batalha já dura mais de um ano, e não vamos desistir até que o Senado aprove o fim do voto secreto. E iremos além: nós precisamos de um sistema político que seja profundamente transparente e novas regras para as eleições do ano que vem. Todos nós desempenhamos um papel fundamental no combate aos acordos obscuros e à corrupção na política, porque a voz de cada um faz diferença. Compartilhe sua opinião sobre esse momento valioso para nossa democracia e para nosso trabalho em conjunto clicando abaixo:

Com muito respeito por essa comunidade inspiradora,
Carol, Nádia, Diego, Joseph, Alex e todo o time da Avaaz.

http://pinturas-jonga.blogspot.com.br/

3 comentários:

Joelma disse...

Estou plenamente au
tuante em relação a esta iniciativa da AVAAZ..

Misael disse...

Que eu saiba, segundo li hoje, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto em votações no Congresso.
A emenda determina o fim do sigilo para qualquer votação, incluindo indicações de autoridades e chefes de missões diplomáticas, exoneração do procurador-geral da República e a apreciação de vetos do presidente da República.

Mário disse...

Apesar dos esforços da Avaaz e outros grupos políticos, a proposta que acaba totalmente com o voto secreto no Congresso, aprovada ontem na Câmara, sofre resistências - e pode demorar ainda muito para ser aprovada.

Ao todo, 452 deputados presentes. Na noite desta terça todos (unanimidade) votaram a favor da proposta que acaba com o voto secreto em tudo.

Mas agora a proposta chegou ao Senado (desde o dia4), onde vai ser votada em dois turnos.

O problema é que entre os senadores não há nenhum consenso. E as discussões podem atrasar muito as votações, adiando a decisão, por exemplo, sobre o fim do voto secreto para cassações dos próprios parlamentares.