domingo, 10 de agosto de 2014

Pensatas de domingo e embargo a Israel


Um grupo de destacados artistas, intelectuais e ativistas de todo o mundo, incluindo seis prêmios Nobel da Paz, exigiram um embargo militar imediato a Israel por sua ofensiva na Faixa de Gaza.
"Fazemos um chamado às Nações Unidas e aos governos de todo o mundo a tomar medidas imediatas para aplicar a Israel um embargo militar integral e legalmente vinculante, similar ao imposto à África do Sul durante o apartheid", assinala o comunicado.
Entre os signatários encontra-se o Prêmio Nobel da Paz da Argentina, Adolfo Pérez Esquivel, assim como seus colegas Desmond Tutu, da África do Sul, Rigoberta Menchú, da Guatemala, Mairead Maguire, da Irlanda, Jody Williams, dos Estados Unidos, e Betty Williams, da Irlanda do Norte.
"Israel, mais uma vez, desatou toda a força de seu exército contra a população palestina cativa – inicia o texto –, sobretudo na sitiada Faixa de Gaza, em um ato desumano e ilegal de agressão militar. O atual ataque de Israel contra Gaza até o momento matou muitos civis inocentes, causou centenas de feridos e devastou a infraestrutura civil, incluindo o setor da saúde, que já estava gravemente deteriorado".
Segundo destaca o comunicado dos intelectuais, "a capacidade de Israel para colocar em marcha este tipo de ataque devastador com impunidade provém, em grande parte, da vasta cooperação militar internacional e do comércio de armas que Israel mantém com governos cúmplices de todo o mundo".
Também assinaram o texto o músico britânico Roger Waters, a escritora estadunidense Alice Walker, o teólogo da libertação brasileiro Frei Beto, o sindicalista sulafricano Zwelinzima Vavi, seu colega brasileiro João Antônio Felício, o filósofo esloveno Slavoj Zizek, o acadêmico israelense Nurit Peled, o britânico ex-presidente do PEN Gillian Slovo e a escritora indiana Gita Hariharan.
"A partir de 2008, os EUA iniciaram uma ajuda militar a Israel em torno de 30 bilhões de dólares, enquanto as vendas militares anuais israelenses ao mundo chegam a bilhões de dólares. Nos últimos anos, os países europeus exportaram armas para Israel por valor de bilhões de euros e a União Europeia financiou as empresas militares e as universidades israelenses com bolsas de investigação no âmbito militar por um valor de centenas de milhões de euros", explica o comunicado.
Os intelectuais acusaram os países emergentes de apoiarem evasivamente a Palestina enquanto financiam as campanhas repressivas de Israel. "As economias emergentes, como a Índia, Brasil e Chile, aumentam rapidamente seu comércio e cooperação militar com Israel, apesar de afirmarem apoiar os direitos palestinos".
Entre os signatários também aparecem Federico Mayor Zaragoza, ex-diretor geral da Unesco, da Espanha; Chris Hedges, jornalista, Prêmio Pulitzer 2002, dos EUA; Boots Riley, rapper, poeta, produtor de artes, dos EUA; e Noam Chomsky, filósofo, analista político, dos EUA.

Nenhum comentário: