quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Cuba condena o golpe parlamentar no Brasil




A atuação dos 20 senadores brasileiros que votaram contra o impeachment foi destacada como uma “atitude digna” em documento do parlamento cubano. Tambem é destaque que grande parte dos parlamentares brasileiros favoráveis ao golpe estão envolvidos em escândalos de corrupção e “carecem de autoridade moral para destituir uma mandatária passando por cima do povo que a elegeu”. 

No documento, o congresso cubano também denuncia a cumplicidade e o apoio do imperialismo estadunidense, de importantes setores oligárquicos internos e externos e dos grandes meios de comunicação para a instalação do clima de insatisfação popular a fim de justificar o golpe. “Pelos anúncios e projeções reveladas, as forças que controlam o poder se encaminham para desmontar os programas sociais de benefício popular, a proteção aos trabalhadores e o emprego, aprofundar as políticas neoliberais e facilitar a extração de recursos naturais a favor das grandes transnacionais”.

“Admiramos a firmeza e integridade apresentada pela companheira Dilma que em todos os momentos assumiu de maneira digna e valente uma atitude decorosa, ao não renunciar a seus princípios sob nenhuma circunstância”, diz ainda a nota.

A Comissão de Relações Internacionais do parlamento de Cuba convoca os legisladores de todo o continente e de todo o mundo a condenar o golpe parlamentar e reforçar a solidariedade com o povo brasileiro para exigir que a vontade expressada nas urnas por 54 milhões de eleitores seja respeitada.

“Junto a nosso governo revolucionário, ratificamos a solidariedade dos parlamentares cubanos com a presidenta Dilma e o companheiro Lula, com o Partido dos Trabalhadores e outras forças políticas de esquerda aliadas, e expressamos a confiança de que o povo brasileiro defenderá as conquistas sociais alcançadas das políticas neoliberais que tentam impor e do saque de seus recursos naturais”, encerra o documento.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem! Você não sabe o quanto fico feliz em ler suas postagens em Novas Pensatas. Vou compartilhar com meus contatos e amigos...
Joelma