domingo, 5 de abril de 2009

Pensamento do dia

“... Eu venho argumentando que o capitalismo está acabando por causa dos limites impostos à acumulação de capital, de um lado, e do colapso da sua sustentação política, de outro. A sustentação política do capitalismo tem sido o liberalismo que vem especialmente por meio de seu ‘avatar’ reprimindo revoltas populares. Basicamente, em uma palavra, a sustentação política mais importante é a legitimação do Estado ... A humanidade atravessará 50 anos de convulsões sociais com a agonia do sistema ...”

Immanuel Wallerstein
Sociólogo e autor da trilogia “The Modern World-System”

Brilhante a análise deste pensador, que é hoje um dos expoentes do raciocínio independente e oposto ao “pensamento único” vigente.

8 comentários:

André Setaro disse...

A Pensatas dominical não se furtou, hoje, a "pensar". E este "pensamento do dia" é de uma extraordinária lucidez. Mas veja que estas palavras, escritas pelo velho barbudo no século retrasado (sim, é isto mesmo, retrasado) poderiam ter sido escritas nos dias de hoje, tal a atualidade impressionante.

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago
levará os bancos à falência que terão que ser nacionalizados pelo Estado".

(Karl Marx, "Das Kapital", 1867)
(Qualquer semelhança não é mera coincidência)

Jonga Olivieri disse...

Agora veja, caro André, como a análise do sistema a partir de Marx foi profunda.
Creio que se fosse escrito ontem não poderia ser tão preciso...

Ieda Schimidt disse...

Conclusivo final desta frase sobre as convulsões sociais, motivo que preocupa as classes dominantes em todo o mundo, pois é o calcanhar de Aquiles da questão.
Vide o que está a se sucedser, principalemnte na França.

Jonga Olivieri disse...

Sim, e esta preocupaçãojá foi declarada por muitos dirigentes alinhados ao sistema, incvlusive no Brasil.

maria disse...

Está circulando na internet esse pensamento de Marx, mas já há quem diga que não é autentico.

Jonga Olivieri disse...

Será? Vou dar uma pesquisada.

Eliana BR disse...

Querido,
Devo confessar que na maioria das vezes nao consigo acompanhar o raciocionio qe vcê desenvolve. Nao que nao concorde com ele, nao acompanho no sentido de nao compreendo tudo, fica sempre uma malha solta. A citaçao de hoje, por exemplo, temo nao ter compreendido direito. Pelo menos nao compreendo a suite de Setaro, por exemplo. Mas é assim mesmo, vou entrar no ritmo.
Bises,
Eliana

Jonga Olivieri disse...

Confesso que não enteno porque não compreenceste este pensamento, mas, claramente ele demonstra que as consequências sociais da atual crise serão muito grandes.
Acredito que aí na França isso está se evidenciando a cada dia. Aliás, já vem se esboçando desde os tempos em que o neoliberalismo começou a querer mexer na estrutura do amparo do Estado à saúde o outros canais.
Quanto à "suíte" do Professor Setaro ela se refere a citações de Marx em "O Capital" referentes a bancos.