terça-feira, 7 de julho de 2009

Decadência em exposição

Tenho publicado mais de uma vez neste blogue matérias sobre o abandono dos cinemas do Rio de Janeiro. A primeira foi sobre o Vitória, em 22 de janeiro deste ano na postagem “Um triste espetáculo” na qual falei do deplorável estado desta sala de exibições. Na última 2ª feira (06/07) fui ao centro da cidade e lembrei de levar a máquina para tirar algumas fotos da ex-sala de espetáculos.
Quando cheguei em casa e as transferi para o computador, lembrei-me de enviar para o meu primo André Setaro (1), um dos maiores conhecedores da sétima arte neste país, crítico de cinema, além de professor da matéria na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Ele publicou um artigo intitulado “Imagens da desolação” que recomendo a leitura.
Prometi que vou fotografar outros cinemas abandonados no Rio, para que ele faça uma série sobre o assunto.

(1) A matéria publicado pelo professor Setaro está no link ao lado, mas basta clicar abaixo para abri-lo de imediato:

7 comentários:

maria disse...

Não comheço o cinema e ja´tinha lido a sua postagem, mas vendo dá dó.

Jonga Olivieri disse...

Vendoé pior. Quando escrrevi pela primeira vez tinha um certo tempo que não ia àquele tracho da cidade.
Mas é isso aí!

Ieda Schimidt disse...

Degradante!

Jonga Olivieri disse...

... e chocante, repugnante, etc, etc.
O pior é que o prédio é tombado. E pelo jeito vai acaber tombando em outro sentido.

Anônimo disse...

Fui demais neste cinema porque tra balhava na Senador Dantas As vezes fepois do expediente pegava a sessão das seis pela metade e continuava até que o transito melhorava.
Um bom cinema de saudosa memória n~ao gosto de passar por ali também.
Horácio

Jonga Olivieri disse...

Também trabalhei na Alcindo Guanabara, esquina com Senador Dantas, quer dizer bem em frente ao Vitória.
Mas nesta época eu ia mais na sessão de mio dia do Pathé (das 12 às 14h). Comia um sanduiche rapidinho e me mandava pra lá.

Anônimo disse...

I'm excited to discover this web site. I want to to thank you
for ones time due to this fantastic read!! I definitely liked every little bit of it and i
also have you saved to fav to check out new things in your web site.



Feel free to visit my web-site ... google.ca; ,