terça-feira, 27 de outubro de 2009

Micróbios ou ácaros?


Olhando-se fotos do espaço, nota-se que a espécie humana é como uma doença a contaminar o planeta. Uma doença que a gente aqui em baixo não vê com uma visão tão privilegiada, muito embora, por vezes não nos escapem aos olhos... Tão grotescas e evidentes que são.
A ilustração acima (captada na internet) é uma fantasia, mas explica de forma quase didática o que acontece à Terra, provocado por nós – habitantes “ditos racionais” – nesta desenfreada gana pelo lucro, independente de suas consequências.
A quantidade de automóveis (individuais) movidos a energia fóssil multiplica-se de forma desenfreada. As devastações nas áreas florestais não teem limites. Os despejos tóxicos são despejados nos rios e mares sem controle. As cidades transformaram-se em megalópolis, não se vendo perspectivas ou planos de reestudá-las, diminuindo o seu crescimento desordenado, como um câncer a se espalhar, multiplicando células doentes ao redor do mundo.
Enfim, o desmatamento, a acidificação dos oceanos e a poluição provocada pelo modelo de desenvolvimento ao qual não renunciamos, está a nos transformar em verdadeiros micróbios a devastar a nossa própria moradia. Ou seremos ácaros gigantes? Minúsculas e insignificantes criaturas, praticamente invisíveis às dimensões do universo, a nos julgar os “donos da natureza”.

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Uma preocupação ecológica está crescendo porque as pessoas estão se conscientizando de que está ficando em cima da hora... que se bobearem um pouquito mais tudo pode - e vai - acabar degringolando.
Duro, guri. Muito duro, mas tua colocação é perfeita, somos uma doença que se espalhou pelo planeta. E acabou em metástese.

Jonga Olivieri disse...

Uma tomada de posições precisaria ser mais eficiente por parte de autoridades em todo o mundo.
Sem ser um "ecochato", a coisa é muito mais grave do que se pensa. As evidências estão aí... Evidentes.

Popeye disse...

É uma caso muito sério o que está acontecendo neste nosso mundo. Uma insensibilidade cega, uma estupidez daqueles que podem fazer alguma coisa.
Será que não vêm que a coisa está indo pro beleleu?

Jonga Olivieri disse...

Isto é ao que me refiro nesta postagem. A cegueira que leva ao cáos...

maria disse...

Isto é uma praga do mundo atual que temos que enfrentar. O pior mesmo é que não sei como.

Jonga Olivieri disse...

O pior é que todos sabem o que deve ser feito. Inclusive aqueles podem fazer, mas preferem se omitir... Deixando correr e se agravar uma situação irreversível.
Estes são os verdadeiros criminosos.
Os outros, nós, pessoas comuns que não teem o poder, estas sentem-se (e são) impotentes perante tudo isso.