segunda-feira, 28 de março de 2011

Milton Santos, pensador brasileiro de respeito



Milton Santos (1926/2001), um intelectual e professor brasileiro, baiano de Brotas de Macaúbas, negro num país onde o racismo é camuflado, mas forte... Que podem ser melhor compreendidas ao assistir a cenas do filme de Silvio Tendler (clique acima).

Segue uma pequena biografia retirada do site “Nossa São Paulo”:

“Formou-se em Direito no ano de 1948, pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), foi professor em Ilhéus e Salvador, autor de livros, que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo, pela originalidade e audácia: "O Povoamento da Bahia" (48), "O Futuro da Geografia" (53), "Zona do Cacau" (55) entre muitos outros. Em 1958, já voltava da Universidade de Estrasburgo, da França, com o doutorado em Geografia, trabalhou no jornal ‘A Tarde’ e na CPE (Comissão de Planejamento Econômico-BA), precursora da Sudene, foi preso em 1964 e exilado.
Passou o período entre 1964 a 1977 ensinando na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tânzania; escrevendo e lutando por suas idéias. Foi o único brasileiro e receber um "prêmio Nobel", o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia.
Outras de suas magistrais obras são: "Por Uma Outra Globalização" e "Território e Sociedade no Século XXI – Editora Record.” (1)

1. Mais informações e entrevista:

9 comentários:

Joelma disse...

Gosto bastante do professor Milton Santos de quem li "Por Uma Outra Globalização", um livor espetacular.
Tanto quanto algumas de suas declarações sobre marxismo e outras sobre geografia política em cenas do filme de Silvio Tendler.
Aliás, adoro também este diretor que se especializou em biografias brasileiras.

Joelma disse...

Mas você que é bahiano, aonde e que fica Brotas de Macaúbas?
Tá bem, tá bem, dou uma olhada no Google Mapas.

Jonga Olivieri disse...

O mesmo livro que li dele há algum tempo atrás. talvez lá pelo ano 2003...

Jonga Olivieri disse...

Olhou no mapa? Se não olhou eu também não, mas é lá pros lados do sertão... Pros lados de Bom Jesus da Lapa, de Xique Xique... Adoro o nome desta cidade.

Mário disse...

Demais a firmeza e a precisão nas idéias dele. É bom conhecer o pensamento de um filósofo como ele. De respeito mesmo!!!

Anônimo disse...

O nome dele me remete a um jogador de futebol antigo, acho até que chará dele.
Mas isso não tem nada a ver. Preciso conhecer melhor os livros deste Milton Santos.

Antônio Arruda

Jonga Olivieri disse...

Sim Mário. o Milton Santos foi um pensador seguro do que queria alcançar.

Quanto a seu comentário, Antônio, o jogador de futebol era o "Nilton" Santos. Bom, naõ deve ser do seu tempo, mas e do meu... hehehe!
E leia os livros de MILTON Santos.

Anônimo disse...

Milton Santos foi perseguido inicialmente pela ditadura mas também por racistas que não admitiam a existência de um intelectual negro com a sua capacidade.

Isto precisa e deve ser divulgado.

Ernesto Antunes

Jonga Olivieri disse...

E está sendo, pelo menos aqui na mídia alternativa. Mas a grande imprensa... Esta fala muito pouco de preconceitos e outros babados, preferindo alienar as massas com uma batelada notícias de merda... Merdas mesmo!