sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um festival de verdade

Para ampliar o cartaz, clique na imagem

Até pela categoria do cartaz nota-se o nível de um festival de cinema bem mais levado a sério do que os Óscares da vida!
Na verdade o cinema europeu e da maioria dos países, segue atropelado pela mega máquina industrial de Hollywood, cada vez mais um trator gerando mediocridade, e arrastando quem se lhe atravesse o caminho.
Por acaso ontem fui assistir “Cinco dias sem Nora”, uma película mexicana, obra bem cuidada, com o dedo nitidamente feminino na direção de Mariana Chenillo. Mas um filme que escapa da idiotice do cinema atual conduzido pela grande indústria de “bostas gigantescas” que anda “pelaí” a nos empurrar “velozes e furiosos, sei lá que número” e ainda bater de cara na internet com declarações de sub atores do referido subproduto a querer nos dizer que é um filme feito para ganhar um Óscar.
Concordo que o Óscar não está à altura de um prêmio em Cannes, mas mesmo assim isto é uma forçada de barra violenta.
Por isto vai aqui esta breve homenagem ao 64º Festival de Cannes. Com ele ninguém brinca.

6 comentários:

António disse...

O Óscar é repleto de jogadas de puro marketing, enquanto Cannes é mais cultural, diria.
Foi-me difícil comentar neste blog. No entanto parece que agora o consegui.

Jonga Olivieri disse...

Este é justamente o ponto. O lado mais cultural de Cannes, um festival sem dúvida mais sério e preocupado com o bom cinema e não somente com plumas e paetês!

Mário disse...

Somente agora vi que publicastes alguma coisa neste blog, pois geralmente você publica pela madrugada.
Mas olha só. Não dá para discordar. Hoje mesmo estava lendo no Estadão que as primeiras vaias forma para um filme israelense que tinha um cunho "comercial".
Não tem jeito. Cannes não só é mais exigente, como também o tal filme habraico está cotado para levar o Oscar de melhor filme estrangeiro!

Jonga Olivieri disse...

A diferença está nos pequenos detalhes...

André Setaro disse...

O Oscar, já o disse em várias oportunidades, não serve de sistema de aferição do valor cinematográfico de um filme. Ganha o Oscar aquele filme que ajuda à consolidação da indústria hollywoodiana. Na sua história, muitos filmes importantes americanos nunca chegaram a ser sequer indicados. E muitos diretores importantes nunca também ganharam a estatueta. O grande Jerry Lewis, que, segundo Jean-Luc Godard, "foi o cineasta mais importante e progressista do cinema americano na década de 60", há alguns anos ganhou o Oscar 'humanitário' pela criação de uma fundação para abrigar pessoas portadoras de uma doença determinada (que não me lembro agora qual). Lewis, em seu discurso, disse que, na verdade, gostaria de ter levado o Oscar pelos seus filmes e não por benemerência, que, para ele, é dever de todos que podem ajudar.

Mas os festivais de Cannes, Veneza e Berlim são sérios e procuram, na medida do possível, oferecer seus prêmios aos filmes que possuam valor cinematográfico, que produzam sentidos através de suas estruturas audiovisuais. Cannes também é uma grande festa, com mostras paralelas importantes e, agora, com o Cannes Classic, que restaura filmes antigos e os exibe em cópias estalando de novas.

Bem, o Blogger parece que já resolveu seus problemas. Soube que sofreu um ataque de hackers.

Jonga Olivieri disse...

Você expôs perfeitamente a situação e comparação entre os dois festivais. P prêmio de Jerry Lewis é um exemplo muito claro.
Quanto ao ataque de 'hackers' dariaum ótimo filme comercial: "Os 'hackers' atacam novamente"... hehehe!