segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Violência no Rio e pelo mundo afora


Tinha esta postagem pronta para publicar domingo, como minha Pensata, quando fui surpreendido com o vídeo que postei em seu lugar. Em todo caso, ainda é tempo...


Sobe para 316 este ano, e um total de 1762 (1) desde o início da guerra, até o dia 10 de setembro o número de soldados invasores estadunidenses que tombaram no Afeganistão. Pelo jeito, o total de 499 mortos em 2010 tem tudo para ser superado este ano. Sem contar o numero de civis assassinados ali. Sangue, muito sangue derramado! E isto com toda a tecnologia empregada. Tá feia a coisa, né Tio Sam?

A comissária de Interior européia, Cecilia Malmström, afirmou na última sexta-feira que a União Europeia (UE) considera "uma vergonha" que os Estados Unidos ainda não tenham fechado a prisão de Guantánamo, uma das principais promessas do presidente Barack Obama para sua eleição. Aliás, quais das inúmeras promessas Obama cumpriu?

Li ontem uma manchete na Folha: “Web faz AlQaeda virar MacDonalds do terror”. Coisas da sociedade de consumo!

Falar em terrorismo, até já citei aqui um filme holandês, cujo título é “A espiã” (Zwartboek) de 2006, direção de Paul Verhoeven, em que os nazistas se referiam à resistência naquele país ocupado, como “terroristas”. Sugestivo, não?

Semana passada voltou à carga a violência dos traficantes nas favelas do Complexo do Alemão. O fato foi tão claro e ostensivo, pois a população postou nas redes sociais cenas gravadas em celulares. O que logo justificou a cobertura dada pela grande mídia, tendo à frente, claro, a Rede Globo.
Pensava que já havia uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no “Alemão”. Mas parece, só vai ser instalada em março de 2012. No entanto, o que acontece é que na realidade UPPs são uma grande farsa montada pelas classes dominantes, através dos governos estadual e municipal para encobrir o acordo entre eles e o tráfico de drogas, acobertado pelas polícias militar e civil. Sim, porque todos eles participam do rateio disfarçado por este acordo; que na realidade apenas encobre o lado mais agressivo da presença ostensiva e militarizada da ocupação das favelas por traficantes.
O tráfico continua, com uma “cara pacificada” e todos ganham uma parcela nos lucros.
Acontece que quem mais que ganha é o tráfico com maior liberdade de ação, o que sem dúvida deve aumentar bastante o caixa. E justamente, segundo notícias veiculadas em jornais cariocas, no “Alemão”, a polícia avançou em direção aos pontos deste caixa.

Anders Behring Breivik, o atirador que matou 77 pessoas em um acampamento de jovens após um bombardeio em Oslo em 22 de julho, insiste em usar blusas da marca Lacoste em suas idas ao tribunal e o fabricante não está nada satisfeito com isso, pois acha que é uma publicidade negativa da marca. O jornal Telegraph informou que a empresa francesa tem chamado o amor de Breivik pela marca de “pesadelo” e de acordo com jornal norueguês Dagbladet, os seus executivos têm escrito para a polícia de Oslo exigindo que o terrorista seja proibido de usar suas roupas.
Trata-se, na verdade, de um anti merchandising...

Três mortos e mais de mil feridos foi o saldo do protesto na cidade do Cairo em frente à embaixada israelense que foi invadida. Por questões de segurança o embaixador teve que se retirar do local e embarcar para Israel. O povo egípcio exige de suas autoridades o corte de relações com aquele país.

Enquanto isso, o jogo de xadrez continua na Líbia com forte intervenção dos Estados Unidos e seu “eixo” de parceiros europeus. A Interpol (polícia internacional) solicitou nesta sexta-feira a detenção de Muammar Kadafi, seu filho Saif al-Islam e o seu cunhado Abdallah al-Senusi, em resposta ao pedido do Tribunal Penal Internacional, leia-se OTAN... Leia-se também EUA... E todos continuam em silêncio quanto ao extermínio na Síria, país em que mais de 2.000 pessoas já foram massacradas.
****************
Um pequeno adendo a esta Pensata (que já estava pronta): na overdose de matérias sobre o 11/09, claro que o acontecido nos EUA (2), nas imprensas tanto a escrita quanto a televisiva, lá estavam, de mãos dadas, Bush e Obama, farinhas de um mesmo saco.


2. Quanto ao 11/09/73, ocorrido no Chile não foi lembrado pela grande mídia! Com exceção da “Brasil de Fato” e uma notinha de meio de página no UOL.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2011/09/um-chile-em-parafuso-relembra-o-golpe-contra-allende  

4 comentários:

Simey Lopes disse...

Mensagem rs, vale a pena ver o video que eu postei, acho que vc vai gostar, é parte da continuação do video que mandei o site pra vc, vale a pena ver o filme todo.

Jonga Olivieri disse...

Mais do que uma simples mensagem, Simey, este seu comentário é de uma incrível presença.
Quem quiser assistir a esta importante denúncia acesse: http://simeylopes.blogspot.com/2011/09/pensar.html no blogue "Thinks that I think..." de Simey Lopes. Vale a pena.
Simey, estou dizendo isto, mas estarei postando o mais rápido possível este 'link' tão revelador!

Mário disse...

Caraças, você não poderia mesmo deixar passar em branco esses assuntos, apesar de que a postaagem de ontem foi "bombástica".

Jonga Olivieri disse...

Sim, foi uma Pensata elaborada, revisada etc e tal. Mas acontece que o vídeo foi mesmo "bombástico" e não resisti a postá-lo.