quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Amy is forever!



Amy Winehouse nos deixou há exatamente quatro meses. Confesso que pouco conhecia de sua história e obra, pois chegavam a mim os seus escândalos, massificados pela “mídia oficial” a denegrir sua imagem e seu trabalho. Amy, na verdade trilhou caminhos críticos à sociedade com sua vestes, penteados e maquilagem caricaturais, aliados ao seu excelente ritmo, o Soul... (1) que, somados incomodavam muito o establishment, com o apoio ostensivo da “mafiosa” grande imprensa conservadora.
Como Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Kristen Pfaf, Jim Morris, Cazuza e tantos outros músicos que a morte levou cedo, Amy foi-se aos 27 anos...
O fato é que o seu desaparecimento provocou em mim uma grande curiosidade em conhecer melhor o seu trabalho. O resultado foi que me transformei em seu fã e apaixonado admirador. Mas não um fã qualquer, pois me considero desses “de carteirinha”!
Ao pesquisar um pouco de sua história descobre-se que, ainda criança, por volta dos dez anos, Amy já fundava uma banda “amadora” de Rap: Sweet 'n Sour, as Sour. Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos e, aos 16, já cantava profissionalmente ao lado de um amigo, o cantor de Soul Tyler James.
Após seu primeiro álbum intitulado Frank, já no segundo, Back to Black recebeu seis indicações para o Grammy 2008. E venceu cinco! Back to Black atingiu tambem um grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007 (mais de cinco milhões de cópias no ano).
No dia 18 de maio de 2007, Amy casou-se com Blake Fielder de quem veio a divorciar-se em 16 de julho de 2009. Em 2008, Amy deu um concerto no Rock in Rio Lisboa. Diz-se que entrou no palco bêbada e encontrava-se completamente rouca. Este concerto foi motivo de notícias nos mais diversos meios, tentando já desconstruir sua imagem...
Mas os escândalos começaram a se agravar à medida que as drogas se intensificavam no seu cotidiano. Na mesma ocasião do referido concerto em Lisboa, Amy foi presa duas vezes, tendo sido vista cheia de arranhões.
Depois disso, em audiência de um processo de seu ex marido, Black Fielder, Amy exaltou-se no tribunal e foi expulsa do edifício, pois não parava de gritar dentro da sala. Várias fotografias de Amy com Blake foram parar na internet. Numa dessas, ela aparecia em poses sensuais, com o seu seio exposto e comprimidos na língua.
Em conseqüência das drogas, Amy passou algum tempo num hospital, internada pelo pai, depois de ter desmaiado em casa quando ia dar autógrafos a alguns fãs que a esperavam em frente à porta de sua casa. Foi feito um alerta à cantora de que se não deixasse as drogas iria perder a voz e morrer rapidamente.
Amy foi liberada para sair do hospital na última semana de junho para ensaiar, pois iria fazer shows que já estavam marcados antes da internação. Tudo isso seria feito com acompanhamento médico e depois dos shows ela retornaria ao hospital para continuar o seu tratamento. Logo depois de sair do hospital para ir ensaiar, Amy foi encontrada fumando muito e consumindo várias qualidades de bebidas como uísque e vodka.
No dia 29 de maio,  a cantora apresentou-se no Festival de Glastonbury onde cantou durante uma hora. Dessa vez, a cantora aproximou-se muito dos fãs, quando um deles jogou um objeto que bateu em sua cabeça, o que fez com que Amy tivesse uma reação agressiva, tentando dar socos no fã.
Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Camdem (Londres) em 23 de julho de 2011, quatro da tarde (hora local). A informação foi confirmada pela polícia inglesa. O jornal The Sun noticiou que “a polícia havia sido chamada às 16 horas e 5 minutos a uma propriedade naquele bairro para atender uma mulher desacordada”.
No entanto, sua causa mortis só foi oficialmente divulgada mais de três meses após o acontecimento, em 26 de outubro de 2011: intoxicação alcoólica. Amy, segundo as conclusões do inquérito, entrou em coma e acabou por morrer.
A gravação acima, realizada no Late Show with David Letterman é uma excelente interpretação de sua composição Rehab, que eu considero uma de suas melhores músicas. E esta é tida como sua melhor versão ao vivo –há uma encenada,  muito boa (2). No entanto, esta tem a vantagem de ter legendas em português. A tradução prejudica algumas características linguísticas, pois esta música no original tem rimas como “no, no, no" com “know, know, know”, ou ainda “go, go, go”, que lhe dão uma riqueza poética, mas é interessante para quem não conseguir entender o que ela quis dizer.
Finalmente, observem a sua sensualidade e performance, suas expressões faciais e corporais, sua voz de negra –sim, uma branca com o admirável tom que somente os negros têm. E ao lado disso os dançarinos, os dois ao fundo e o ritmo deles... Isto tudo faz com que pensemos o quanto “Amy é para sempre!”

1. O Soul (alma em inglês) tem sido uma grande influência na música popular britânica desde os anos 1960, tendo tido grande influência até na música dos Beatles.
O Soul estadunidense era muito popular entre algumas culturas jovens na Inglaterra, como os movimentos northern soul e modern soul, mas um gênero clara de Soul britânico não surgiu até a década de 1980, quando uma série de artistas fizeram sucesso comercial.
A popularidade de artistas de Soul britânicos nos EUA, mais notavelmente Amy Winehouse, Joss Stone, Adele ou Leona Lewis levou a falar de uma terceira invasão britânica ou invasão soul neste século.

2. http://www.youtube.com/watch?v=KUmZp8pR1uc

NOTA: Os dados referentes a informações biográficas foram obtidos na Wikipédia... 

12 comentários:

Anônimo disse...

Também do caralho esta sua paixão pela Musa do Soul. Acho que Adele não se iguala a ela!
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Luis, ela mereceu...
Gosto da Adele... Mas é muito "peruinha" pro meu gosto!
Alem do mais ela não possui a caracteristica contestatória que a Amy tinha...

André Setaro disse...

Para ser sincero, nunca ouvi nada dela até a sua morte. Você, caro Jonga, é que me proporcionou sentir o seu jeito de cantar por meio de dois links enviados (ou colocados aqui mesmo neste blogue. Talento, ela tem. O artista se droga talvez por causa de sua sensibilidade e a vontade ansiosa de se manter 'acima' da medíocre realidade da condição humana. Bogart, aliás, dizia que um verdadeiro homem somente existe quando está duas doses de 'scotch' acima da realidade.

Jonga Olivieri disse...

Esta frase do Bogart é demais!
Em parte convcordo com ele. Só que não tomo mais uísque...
Quanto às drogas pesadas, não é e nunca foi a minha praia!
Quanto à Amy eu lhe enviei alguns e postei outros (ou terão sido os mesmos?).
Mas é só entrar no YouTube, dedilhar Amy Winehouse e baixar. Foi assim que fiquei íntimo dela!!!

Joelma disse...

Acho que a Amy foi um fenômeno, como foi Elvis, Como foram os Beattles ou Michael Jackson.
No entanto, noto que poucas pessoas no Brasil, fora das gerações mais novas a conheciam.
Quer ver um exemplo? Outro dia fui procurar um álbum dela numa loja de Cd's e DVD's em pleno centro do Rio de Janeiro e a atendente ficou espantada de eu o estar procurando.
E olha que eu ainda não cheguri aos 50!

Jonga Olivieri disse...

É isso aí!
E mais, como foram: Mozart, Caruso, Pavarotti e tantos outros fenômenos da música!
Gente! Basta assisti-la para sentir o seu cartisma e força!

Mário disse...

Ela realmente é fantástica. No álbum BACK TO BLACK todas as músicas são fora-de-série! Tanto REHAB, quanto a do título do disco.
E tem também JUST FRIENDS, HE CAN ONLY HOLD HER e TEARS DRY ON THEIR OWN. Caramba! Tudo isso num rírmo jazzistico fenomenal.
Graças a você estou conhecendo o trabalho da Amy Winehouse.

Jonga Olivieri disse...

O trabalho dela é mesmo incrível, Mário!!!

Nuno do Canto Alvim disse...

Acho muito fixe a forma como ela canta e sem dúvida encanta!
A verdade é que é carismática.
E apesar da decepção que foi a sua apresentação em Lisboa (narrada por si) ainda continuou com uma grande malta de admiradores.
Tambem concordo consigo que ela representou algo provocativo e contestador com a indumentária, o cabelo, a exagerada pintura nos olhos.

Jonga Olivieri disse...

Tem sido grande o número de fãs de Amy. Assim como eu, que a conheci depois de seu falecimento, cresceu muito a quantidade de pessoas que se tornaram seus admiradores!

Anônimo disse...

Muito boa interpretação!
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Acho tão boa quanto esta a do clipe...