quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Continuar a ocupação em Wall Street e outros pontos é fundamental no momento

O Movimento dos Indignados, inspirado nos acampamentos contra o sistema econômico na Espanha, reivindica uma distribuição mais equitativa da riqueza econômica.
Os primeiros protestos do tipo começaram em maio, em Madri, quando centenas de pessoas tomaram a Puerta del Sol para mostrar seu descontentamento com os altos índices de desemprego da Espanha e  a forte influência das instituições financeiras sobre as decisões políticas.

Horas depois de serem expulsos em inesperada e covarde ação da polícia de Nova Iorque da praça onde estavam acampados há dois meses, manifestantes do movimento Ocupar Wall Street convocaram novos protestos e uma assembleia geral para a reorganização do acampamento.
O movimento , que virou símbolo da indignação -- principalmente nos países ricos-- contra o establishment e que hoje tem adeptos em mais de 80 países, prometeu não esmorecer na sua luta após ações policiais que desfizeram acampamentos em Nova York e Oakland, Califórnia.
Ocupar Wall Street se tornou um símbolo nacional e mesmo internacional. Um crescente movimento popular alterou significativamente a narrativa nacional sobre nossa economia, nossa democracia e nosso futuro”, afirmaram os porta-vozes, em nota distribuída à imprensa.
Em Oakland, na Califórnia, a polícia fez uma batida para remover outro acampamento do movimento EUA 99%. A operação terminou com a prisão de 33 pessoas. Outros 50 manifestantes foram detidos em Portland, no Estado do Oregon, e outros 30 foram presos em St. Louis, no Estado de Missouri. Também houve operações policiais em Vermont.

A luta das massas tem que continuar. Ela começa a incomodar (de fato) o “poder”. É premente que haja uma unificação em todo o mundo para que as forças reacionárias não a desvirtue ou a reduza apenas às camisetas, bandeiras e bottons... Uma coisa que a classe dominante, através da sociedade de consumo, se empenha em fazer com extrema habilidade ao tentar esvaziar ações e movimentos.

6 comentários:

Joelma disse...

Isto tudo me inspira a dizer: "Ocupantes de todo o mundo, uni-vos!"

Jonga Olivieri disse...

Muito bom, Joelma! Muito bom!

Mário disse...

Esta intervençaõ policial mostrou claramente que o movimento em Wall Street está começando a incomodar muito.
A coisa foi feita na calada da noite e de forma muito violenta.
Mas pelo jeito o povo está reagindo e reocupando Wall Street. E isso é muito interessante.

André Setaro disse...

Os americanos acordaram! Será?

Jonga Olivieri disse...

Está se tornando real a eminência de uma revolução em todo o mundo...

Jonga Olivieri disse...

Acordaram mesmo!!!