domingo, 13 de novembro de 2011

Pensatas de domingo

O “Baixinho” bota a boca no trombone

Foi anunciado, foi divulgado, foi esperado, mas não estreou ontem –pelo menos aqui no Rio—o filme chileno sobre a tenebrosa prisão de Pinochet, “Dawson Ilha 10” de Miguel Littin. Estranho...

Cada vez mais direto em suas críticas sobre a preparação do Brasil para a Copa de 2014, o atualmente deputado federal Romário (PSB-RJ) se voltou nesta sexta feira contra Pelé, atualmente “coroa propaganda” do esperado evento, em encontro em São Paulo.
"Tinha prometido não falar mais do Pelé. Pelé fala tanta merda... Pelé não tem porra de consciência do que está acontecendo no país", disparou Romário para rebater acusação de que sua postura crítica se deveria ao rancor de ter sido cortado da Copa de 1998.
"Uma vez eu disse que ele calado era um poeta. Agora, isso também vale. Ele tem de calar a boca. E tem mais. Eu não levo nenhum da CBF. Talvez ele leve", completou o “Baixinho”.
Roubando as atenções, Romário ainda caiu de pau em Ricardo Teixeira, presidente (perpétuo) da CBF. Indagado sobre o futuro do cartola, afirmou: "Tem que perguntar à Polícia Federal".
O deputado também disse que a CBF sabotou os Jogos PanAmericanos de Guadalajara (México), em outubro passado, porque os direitos de transmissão pertenciam à Record, ao invez daquela que é a tradicional aliada da entidade, a Globo. Romário foi comentarista da Record no México, onde o a seleção masculina brasileira terminou eliminada ainda na primeira fase.

Li ontem no semanário português Expresso que o Partido da Rússia Unida reúne-se no próximo dia 27 de novembro em congresso para apresentar a candidatura de Vladimir Putin ao cargo de presidente da Rússia, declarou um dirigente daquela organização política.
Uma vez neste blogue comparei Putin a Ivan, batizado pela história como o “Terrível”, e até mesmo a Stalin, segundo definição do historiador Isaac Deustscher: o “Grão Czar de todas as Rússias”. Isso porque o totalitarismo está de tal forma entranhado na mentalidade política daquele país, que nem uma revolução libertária e socialista conseguiu sobreviver a este vício.
Stalin que o diga!

E por falar em Expresso, somente lendo este jornal luso, fiquei sabendo da realização dos XI Jogos Indígenas... Isso, aqui no Brasil mesmo! Aposto que, como eu ninguem havia ouvido falar neste evento que reuniu mais de 1300 indígenas de 38 etnias presentes ao evento que se realizou até sábado, 12 de novembro (ontem).

E Berlusconi (il mascalzone) sai de cena na Itália...

Combatentes de tribos na cidade portuária de Zawiyah afirmaram que pelo menos dois de seus colegas foram mortos por um grupo tribal que está controlando a região de Imaya, entre Zawiyah e a capital Tripoli. Pelo menos três pessoas foram mortas na sexta feira, após o aumento das tensões entre os grupos.
Um tiroteio continuava próximo ao local, afirmou à Reuters Nidal al-Akrout, um combatente leal ao governo líbio interino. Ele estava no local onde dois homens de sua brigada foram mortos.
Resumo da ópera: apenas um mês após o assassinato de Kadafi, as tribos se engalfinham em uma luta fratricida. Algo previsível, dadas as rivalidades entre elas. Podem escrever: vai-se implantar uma nova ditadura na Líbia muito mais breve do que se possa imaginar. Resta saber a tendência dela!

Nesta semana que terminou a Rede Globo deu mais um show de semvergonhice. Primeiro na quantidade de “informações” e desinformações sobre o “caso Nem”, chefe do tráfico na Rocinha. No início disse que o traficante havia sido preso na noite de terça feira; notícia dada no abominável Jornal Nacional. Eu vi e ouvi... Juro que sim. No dia seguinte divulgaram que ele foi detido na madrugada. Um desmentido da própria notícia divulgada na noite anterior! O porque não se sabe.
Em seguida o ostensivo apoio ao “governador” Cabralzinho na questão da marcha pelos royalties do petróleo. Cabralzinho, um cidadão “acima de qualquer suspeita” --quanto ao fato de ser muito, mas muito corrupto mesmo--, combina com a Globo em tudo.
Fico até a pensar se a lei presta ou não. Simplesmente porque tudo que a mafiosa emissora apóia é antes de mais nada suspeito...

Enquanto isso, em Washington, Barack Obama (the misleading) continua em cena...

Nota ao pé da página: “mascalzone” é “canalha” em italiano. E “misleading” em inglês significa “enganador”.

8 comentários:

André Setaro disse...

Walter Lima me ligou ontem (para a questão do 'banner' em meu blog) e me informou que estava chegando de uma viagem ao eixo Rio-São Paulo para as cabines destinadas à imprensa carioca e paulista de "Dawson -Ilha 10". Mas o lançamento nacional, em todas as capitais brasileiras, vai acontecer dia 25 de novembro, uma sexta. O Terra Magazine fez uma excelente entrevista com o diretor Miguel Littin. Confira aqui:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5461247-EI6791,00-Littin+Repressao+a+estudantes+mostra+que+violencia+de+Pinochet+reapareceu.html

André Setaro disse...

Você me fez recordar, nesta pensata dominical, ao citar "mascalzone", as antigas e inesquecíveis comédias italianas. Há algumas que alcançaram, sem exagero, o 'estado de arte', como "Divórcio à italiana" ("Divorzzio a l'italiana"), de Pietro Germi (grande diretor que está esquecido), "Venha tomar um café conosco" ("Venga prendere il caffè da noi"), de Alberto Lattuada, entre muitas outras.

Berlusconi, dono de um império de comunicação, controlava o povo italiano com seus jornais mentirosos, suas rádios e suas emissoras de tv. Dizem que a Itália tem a pior programação televisiva do planeta.

Jonga Olivieri disse...

Deve ter sido algum problema técnico relativo a espaços em salas para a estréia.
Vou ler a entrevista ainda hoje.
Obrigado por enviar o link.

Joelma disse...

O Baixinho bota a boca no trombone é muito bom. Vi esta entrevista dele na televisão e achei muito bom o que ele falou desta máfia do futebol e das 'merdas' que o Pelé fala. Ou melhor, sempre falou.
Aliás, esta Pensata de hoje está muito boa em todos os outros assuntos abordados.

Jonga Olivieri disse...

Obrigado Joelma, pelo elogio à Pensata de hoje.
Quanto ao Pelé, desde sempre é um "reaça" e um falador de merdas...
Desde aquela de que "brasileiro não sabe votar" (sic) em plena ditadura!

Anônimo disse...

Romário tem surpreendido.
Dizem que o fato de ter tido uma filha com síndrome de Down mudou muito a sua cabeça.
E o semanário O Expresso mostrou como nós somos mal informados no Brasil sobre notícias de nossa gente. Bah!
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Oi André! Somente agora vi este seu novo comentário nesta postagem.
E concordo com você tanto no caso do esquecimento de Pietro Germi quanto o de Berlusconi, um mafioso que é dono até do Milan (time de futebol).
Falar em "Divórcio á italiana", nunca encontrei este filme. Uma pena!

Jonga Olivieri disse...

O "Expresso" de vez em quando trem notícias (às vezes inéditas) do Brasil.
Leio ele pelo menos duas vezes por semana.