sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A tragédia chilena sem máscaras


Acima o cartaz de DAWSON ILHA 10, A VERDADE SOBRE A ILHA DE PINOCHET, um filme de Miguel Littín. Uma produção Chile, Venezuela e Brasil cuja estréia nacional será no dia 11 de novembro próximo.
 
O texto abaixo reproduz o release do filme:
“Em 1973, o general Pinochet lidera o golpe de estado que depõe o governo de Salvador Allende no Chile. Os ministros e autoridades depostas tornam-se presos políticos dos militares e são levados para a gelada ilha Dawson, no extremo sul do país, utilizada como campo de concentração da ditadura chilena. Os presos políticos foram submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados, constantes torturas físicas e psicológicas. Cristián de La Fuente interpreta um oficial do exército bastante rígido que está encarregado deste grupo de prisioneiros políticos. Benjamín Vincuña interpreta Sergio Bitar, ex-ministro do governo Allende que escreveu o livro Isla 10, no qual o filme foi baseado. Dawson Ilha 10, longa metragem resultante de uma parceria entre Brasil, Chile e Venezuela, apresenta a realidade sofrida pelas vítimas de uma das mais longas e violentas ditaduras da América do Sul.

Sobre Miguel Littín por Antonio Skarmeta

Santiago, 22 de julho, 2009

Miguel Littín teve uma vida excepcional como criador de uma filmografia marcante na história cinematográfica latinoamericana. Ele esteve permanentemente comprometido com uma visão autêntica de questões e personagens chilenos, utilizando-se de uma linguagem original e bela. As críticas nacionais e internacionais avaliaram seu trabalho algumas vezes e indicaram-no para Palma de Ouro, em Cannes e para o Oscar em duas ocasiões. Seu filme El Chacal de Nahueltoro é uma inquestionável obra prima na história da cinematografia mundial e ainda hoje é considerado como uma importante forma de militância contra a pena de morte nos centros internacionais judiciais, universais e políticos que discutem a causa. Actas de Marusia e La Tierra Prometida têm intensamente nos mostrado como Littín vê a história a partir da perspectiva do povo oprimido que luta pela sua dignidade. Ele sabe como se expressar com uma elegância épica. Particularmente, eu gostaria de destacar a visão inspiradora de Littín dos autores latinoamericanos. Seus trabalhos têm sido adaptados pelo diretor com um alto nível de expressividade e uma complexa síntese dramática. Como no caso de El Recurso del Método de Alejo Carpentier, La Viuda de Montiel e tambem Alsino y el Cóndor, baseado em Pedro Prado. Ele sabe como gerenciá-los e inserí-los no quadro atual da realidade latinoamericana. Como documentarista, Littín é um mestre. O filme que fez no Chile, correndo grandes riscos durante a ditadura de Pinochet viajou pelo mundo ao ponto de um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, ter dedicado um livro inteiro para ele: La aventura de Miguel Littín clandestino en Chile. Dawson Ilha 10 é baseado no livro Isla 10 de Sergio Bitar, que foi aprisionado na Ilha de Dawson após o golpe militar.”

6 comentários:

Mário disse...

Eis que tive a surpresa de abrir este blog (desculpe, blogue) para ler a sua resposta ao meu comentário e me deparei com esta excelente matéria sobre o Miguel Lettin, o diretor de "Actas de Marusia" e outros filmes excelentes.
Vou prestar atenção para ver onde vai passar a partir da próxima sexta-feira, porque esses filmes assim ficam pouco tempo em cartaz!

André Setaro disse...

Um dos produtores de "Dawsom - Ilha 10", o baiano Walter Lima, que é meu velho conhecido, me pediu para colocar um banner (devidamente pago) no meu blog para ajudar na divulgação desse que parece ser filme muito bom. Littin, a convite de Lima, esteve aqui em Salvador, ano passado, para dar um curso de direção cinematográfica muito concorrido.

O cinema de Miguel Littin é um cinema de denúncia política. Mas nunca a nível de panfleto e sempre preocupado com a 'plástica' da imagem. Seu documentário "Acta general de Chile" (1986) é um grande filme e foi bastante premiado.

"Dawson - Ilha 10" tem alguns atores baianos no elenco, como Bertrand Duarte e Caco Monteiro, que foram apresentados a Littin por Walter Lima.

Jonga Olivieri disse...

Tem razão, Mário, estes filmes costumam passar despercebidos em cinemas sem importância. Vamos aguardar!

Jonga Olivieri disse...

André, neste caso a propaganda funcionou; a partir do 'banner' que você colocou no seu blogue (ou 'blog', como queiram), despertou-me a curiosidade de pesquisar sobre o filme. Depois Stela tambem publicou no dela e fechou o círculo de atenções à película... Vamos conferir!

Joelma disse...

Pelo que li estarei no cinema assistindo 'Dawson Isla 10' no fim-de-semana que vem. Sem dúvida nenhuma!

Jonga Olivieri disse...

Eu tambem!