domingo, 20 de novembro de 2011

Complemento às Pensatas de domingo. Ou, this is democracy? Melhor dizendo: “democracy”?



Assistam às cenas acima. Comprovem com que violência a burguesia reprime os trabalhadores, a classe média e os desempregados nos Estados Unidos! Vejam a polícia fascista de Nova Iorque “baixando o pau” na população!
Ouçam o que o povo diz! Ouçam seus apelos para que a polícia não os massacre porque “eles tambem são povo”. E isso é muito importante. As massas, em todos os processos revolucionários ao longo da história sempre acabaram por ganhar o apoio da polícia ou do exército com apelos como este...
E o coro de “Vergonha! Vergonha!”, ou “Nós não estamos amedrontados! Nós não estamos amendrontados!”. Fantástico!
O discurso final (em off) de uma manifestante, em que cobra dos policiais o fato de que estão ali, pagos por eles, para protêge-los não para lhes aterrorizar em defesa dos milionários... E destaca a brutalidade do ato é simplesmente emocionante.
Mas essa é a “democracia” que tanto decantam os governantes ianques?
Já publiquei neste blogue muitas críticas ao conceito da “democracia” ocidental. Na postagem intitulada “Democracia e Utopia” (1), publicada em 24 de novembro de 2008, disse em um trecho:
“(...) Já falei aqui sobre o embuste da “democracia” ocidental. Principalmente nos Estados Unidos, cuja intenção igualitária à época de sua independência em fins do século XVIII –comandada pela então revolucionária classe burguesa– com o passar do tempo transformou-se num reacionário poder da máquina industrial financeira, manipulada pela grande mídia. O que existe hoje e de fato é uma ‘ditadura da burguesia’...
...Na verdade a livre manifestação de opinião, tão decantada pelo sistema, só existe enquanto essas opiniões não ameaçam verdadeiramente a manutenção do status quo. Tudo é aparência, tudo um jogo de propaganda que visa enganar o cidadão comum, dando-lhe a sensação de estar vivendo uma situação democrática...”
É bom lembrar que existem outros artigos sobre a temática “democracia” neste blogue.

1. O link para esta postagem é:
http://novaspensatas.blogspot.com/2008/11/democracia-e-utopia.html


NOTA IMPORTANTE: Por algum motivo (para mim desconhecido), não estou a conseguir habilitar o link existente nesta postagem à internet da forma habitual. Como desconheço outra forma de fazê-lo, peço desculpas aos meus leitores, mas eles terão que, pelo menos por enquanto, copiar e colar o link acima na barra de acesso em seus navegadores. E embora não acessem direto à internet, de qualquer maneira o destaquei em amarelo para que fique fácil de visualizar.

6 comentários:

André Setaro disse...

A revolução em 1917, com a tomada do Palácio do Inverno, teve início (não esquecer) com uma briga de lavadeiras.

Jonga Olivieri disse...

Desta eu não sabia, meu caro Professor Setaro! Mas achei muito curiosa a sua observação e vou, inclusive pesquisar sobre os fatos.
Mas eu gostei mesmo foi de ouvir os apelos das massas populares clamando por apoio...
Afinal de contas, como disse aquela incrível mulher em seu discurso na filmagem: são “eles, o povo” quem lhes paga os salários.
Há uma frase cujo significado foi muito forte para o povo estadunidense, que Leo Huberman destacou muito, chegando a lançar um livro com o título de "We, the People" (Nós, o Povo) e que está ligada aos princípios da chamsda “Revolução Americana”.
Porém, o fato concreto é que, tradicionalmente, nas revoluções através dos tempos, à “última da hora” (como dizem os lusos) as forças presumivelmete de repressão acabam por se identificar com os seus iguais, executam os generais e se aliam ao lado das massas, porque afinal eles também são pafrte delas!
E foi assim na tomada da Bastilha, ou foi assim no final da Grande Guerra de 1914/17 quando as tropas largaram as armas, ergueram as bandeiras brancas e se abraçaram e confraternizaram em cenas que mostram que somos, antes de mais nada seres humanos. E este, pode crer que solidariedade é o que está acontecendo nestes acampamentos do ‘Ocuppy’...
E por isto acredito nestes movimentos!

Joelma disse...

Você está botando pra quebrar!

Jonga Olivieri disse...

Tem que ser!
As coisas estão acontecendo e precisam ser bastante divulgadas.
É uma pena que, sendo imprensa "nanica" não sou muito lido!!!
Mas a gente divulga!

Mário disse...

Que imagens (e sons) incríveis. Como você disse o discurso da oradora é muito bom.
Fora-de-série!

Jonga Olivieri disse...

Concordo plenamente, Mário!