sábado, 14 de julho de 2012

Agora tudo ficou mais claro


Os novos vagões para o metrô do Rio de Janeiro (foto acima), fabricados na China e prometidos para 2010, pelo jeito só serão entregues em princípios do próximo ano.
Ora, ao ler uma matéria no jornal O Dia de hoje ficou bem clara a razão. E mostra a incompetência das “autoridades” da prefeitura e da Opportrans. Leia abaixo alguns trechos da referida reportagem e comprovem isto:
“Uma polêmica da China. O Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio (Simerj) vai pedir ao Ministério Público que investigue uma situação inusitada: de acordo com a entidade, a concessionária Metrô Rio está sendo obrigada a reduzir, “a toque de caixa”, a largura de plataformas em algumas estações e a aparar pilastras e paredes de túneis das Linhas 1, 1A e 2, em até 20 centímetros...
... Os técnicos não levaram em consideração que, por não terem motores nos vagões, só nas locomotivas, ao contrário dos atuais, o balanço nas laterais dos comboios comprados na China é bem mais acentuado, o que levaria os vagões a colidir com estruturas de concreto”, explicou Ariston...
... Especialista em Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Fernando MacDowell endossa a denúncia. 'Esse absurdo está realmente ocorrendo. Cansei de alertar em audiências públicas, conforme registros em atas e gravações, que isso iria acontecer porque, simplesmente, não observaram o gabarito aerodinâmico', afirmou MacDowell, ressaltando que o problema interfere em boa parte das 35 estações.”
  
Creio que não há mais dúvidas quanto à razão de tanto atraso.

2 comentários:

Joelma disse...

Não é por acaso que a Opportrans é do grupo Opportunity (Daniel Dantas) e a prefeitura está nas mãos de um picareta como Eduardo Paes! Só podia dar nisso!

Anônimo disse...

Concordo com você nesta questão do metrô do Rio referente a irresponsabilidade das autoridades in-competentes que nem sequer previram este problema.
Afinal de contas, vai-se comprando vagões assim sem um pré-estudo. Nossa! Demais.

Mara