sábado, 8 de setembro de 2012

A Vale e as práticas antissindicais



Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (Sindiquímica-PR) apresentaram na última quinta-feira (30/08) à Organização Internacional do Trabalho (OIT) denúncias de práticas antissindicais cometidas pela Ultrafértil S/A. A empresa integra a multinacional Vale. Em 2006, o Sindicato já havia apontado posturas ilegais da empresa ao poder público.
  
Os trabalhadores ainda relatam falta de garantia ao livre exercício da organização, liberdade e autonomia sindical. Entre os casos de violação denunciados estão a intimidação; demissões como penalidade pela participação nas ações sindicais da categoria; impedimento da entrada de dirigentes sindicais no interior da fábrica para recolher informações sobre as condições de trabalho; e discriminação contra diretores sindicais nos processos de promoção da empresa.
  
Para o Sindicato, a empresa adota uma política de conter a força de reivindicação dos empregados para tornar precárias as condições de trabalho. A Ultrafértil foi integrada à Vale há dois anos. Recentemente, a empresa, que fica na cidade paranaense de Araucária, foi renomeada para Araucária Nitrogenados S/A.
A Vale, segunda maior mineradora do mundo e a maior empresa privada do Brasil, opera em mais de 30 países.


6 comentários:

Joelma disse...

Culpa do FHC. Quem mandou privatizar?
Também A-MEI o rodapé pela Libertação do Assange.

Manuel Pinto disse...

A doação da Vale do Rio Doce foi um dos maiores crimes já praticados contra este país.
Ai se o Desmond Tutu soubesse desta? Afinal pouco se sabe do Brasil além de nossas fronteiras.
Mas merecia uma corte de crimes internacionais.

Mário disse...

Este país é uma tristeza. E sei que país, conceitualmente pouco vai importar num futuro (espero que o mais próximo possível).

Mas é que dá nojo ter que pensar que exitiram/existem os FHCs, Lulas, Malufs, Dilmas e Cabrais da vida.

Mário disse...

Ainda em tempo: total apoio a Assange. Já assinei inclusive a peyição na Avaaz

Misael de Silva Costa disse...

E dizer que era uma empresa lucrativa.
Atualmente quando os 'privativistas' gritam aos 4 cantos que a Vale é rentável, respondo também aos gritos que ela sempre foi.
Mas o pior é que eles querem empurrar goela abaixo da gente que ficou lucrativa somente depois da doação-privatização de FHC.

Anônimo disse...

Tudo isto é lugar comum. Já sabemos. mas o que desejo ressaltar aqui é a sua bela luta por Assange. Afinal ele merece. Parabéns!
L.P.