segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O que (ainda) esperar de Barack Obama?”

Publiquei um artigo neste blogue com o título de “O que esperar de Barack Obama?” quando havia no Brasil uma grande expectativa em relação à sua eminente vitória. Continuo insistindo que ele não vai fazer coisa alguma para mudar as coisas. Por isso estou republicando os parágrafos originais, acompanhados de comentários atualizando o raciocínio.


Original: Quem espera muito de Barack Obama, talvez tenha uma decepção. Todavia aqueles que dele não esperam nada, provavelmente também.
Atualizando: Será que alguem ainda acredita nas promessas de Obama? Será que não virem o que ele prometeu e não cumpriu?
  
Original: Hillary Clinton, esta semana durante a audiência de confirmação como próxima secretária de Estado dos Estados Unidos anunciou o início de um novo rumo em política externa guiado pela diplomacia e pelo pragmatismo, no qual o país usará a força só como “último recurso”. Na ocasião condenou “ideologias rígidas”, naturalmente referindo-se ao comportamento de Bush no cenário mundial.
Atualizando: O novo rumo na política “guiado pela diplomacia e pelo pragmatismo” foi assassinar e matar civis com a guerra dos drones, legalizar a tortura, ter ordenado uma guerra ilegal contra a Líbia, apoiar sequestros, processar mais ‘vazadores’ de informação verdadeira do que todos os presidentes anteriores na história dos EUA e prender por prazo indefinido qualquer cidadão “suspeito”, sem processo?
  
Original: Com Obama na Casa Branca, os Estados Unidos iniciarão o que a futura secretária de Estado descreveu como um “poder inteligente”.
Atualizando: Se “poder inteligente” é enganar os outros e empurrar com a barriga, sem dúvida Barack tem sido um gênio...
  
Original: Porém é sabido ser muito difícil – senão quase impossível –, o desligamento dos estadunidenses não apenas de seus compromissos (principalmente militares) com os seus aliados, como também a necessidade de sustentar uma hegemonia anteriormente vista apenas nos tempos da Roma Imperial.
Atualizando: Este é um ponto importantíssimo para se compreender porque nem Obama nem qualquer outro vai mudar nada na estrutura e política internas, enquanto a burguesia estiver no poder político, militar e mantiver o controle midiático. Quanto a Roma... Roma foi Roma... Uai!
   
Original: Bem, faltam quatro dias, apenas quatro para começarmos a testemunhar o que se desdobrará para além da retórica e das palavras bonitas e de efeito. E aí sim, poderemos voltar a abordar o assunto... alguns meses depois, of course!
Atualizando: Desta vez faltam mais de quatro dias, pois a eleição será no dia seis de novembro próximo. No entanto já ficou evidente que o que ficou foram mesmo “retórica e palavras bonitas e de efeito”. Ficou o discurso que nunca foi levado à prática. Ficou a grande “decepção Obama”.

Nota ao pé da página: No entanto, em nenhum dos casos acima, um governo Romney poderia vir a ser melhor do que um governo Obama. Em nenhum dos graves crimes, cometidos (todos pelo governo Obama), nem em qualquer outro setor. Simplesmente porque a ala Republicana do Partido da Único da Burguesia é mais radical do que a Democrata...

  

6 comentários:

Nun'Alvares disse...

Chegastes de facto às raízes desta complexa engendragem.

Misael de Silva Costa disse...

Obama é um 'quadro' fracote, certo?

Joelma disse...

Gostei dessa comparação atualizada sobre o comportamento de Obama.
E tambem da análise sobre os riscos de uma vitória Republicana.

Mário disse...

O cenário eleitoral da campanha eleitoral nos EUA constitui-se num grande teatro. Numa encenação a céu aberto.

Anônimo disse...

Do "preto de alma branca" Barack Obama eu espero muito. Ou melhor dizendo:muita... muita... sacanagem!
L.P.

Manuel Pinto disse...

O que gosto mais neste artigo é quando falas do "novo rumo" na política “guiado pela diplomacia e pelo pragmatismo” com o assassinato e morte de civis (guerra dos drones), a legalização da tortura, o fato de ter ordenado uma 'guerra ilegal' contra a Líbia, de apoiar sequestros, processar mais ‘vazadores’ de informação verdadeira do que todos os presidentes anteriores na história dos EUA e prender por prazo indefinido qualquer cidadão “suspeito”, sem processo.
Mas também concordo que os Republicanos serão piores em caso de uma vitória.
'Remenber' Bush!
Este é Obama!
Mas t