quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O talento de uma diretora de cinema


Ludmila Olivieri é minha sobrinhafilhada e sócia da Polivalente Filmes... Mas, para alem disso ela é uma diretora de grande valor. Uma revelação mesmo!

Ludmila cursou Cinema na Estácio, onde estudou, entre outra matérias a Filmologia. Mas afinal, o que é Filmologia? Segundo o Wikileaks, Filmologia é o estudo da influência do filme na sociedade e seu relacionamento com a realidade, as demais artes e os espectadores em geral. Como disciplina acadêmica, surgiu na França em pós-obras de Gilbert Cohen-Seát.

A Filmologia aborda o cinema como um meio, ao invés de abordar filmes individualmente; embora teóricos frequentemente usem filmes individualizados como exemplo ao criarem suas teorias, a Filmologia é freqüentemente utilizada nas discussões sobre filmes. A Filmologia se diferencia da crítica de cinema, a qual se concentra na avaliação de filmes específicos, porque a Filmologia objetiva descrever como as características específicas de um filme se relacionam umas com as outras na estrutura de um filme (ou conjunto de filmes). Assim, a Filmologia ajuda a notar se um filme difere da realidade, podendo tambem observar se uma tomada específica restringe o conhecimento do espectador, ou pode ainda destacar, por exemplo, o uso pelo cineasta do enquadramento para aumentar o suspense.


Assista Criadores de Acaso - A Folha, o clipe abaixo. E não reparem, o "coroa" aqui (na foto com a diretora no set de filmagem), é simples figuração mas, acho eu, que ficou "bem na fita"...


6 comentários:

André Setaro disse...

As imagens surgem como acompanhamento da música e exploram o universo do homem urbano em contraste com a paciência de jogadores. Há uma espécie assim de 'balé' de 'close ups', cuja produção de sentidos nos é dada pela montagem. Cartas, movimento, urbanidade, paisagem. A participação de Hulot é 'hors concurs'.

Misael de Silva Costa disse...

Além de tudo, sua sobrinha é linda! Será que não quer ser atriz?

Jonga Olivieri disse...

Ela começou como atriz, Misael.
E é tambem excelente neste 'metier'... Desde pequenininha!

Jonga Olivieri disse...

Procê ver, André, a moçada anda fazendo cinema com linguagem de 'videoclipe'...
Na contramão desta tendência, a Ludmila está a fazer 'videoclipe' com linguagem de cinema.

Joelma disse...

Muito bacana o clipe. E você, hein? Brilhou no carteado!

Mário disse...

O André definiu muito bem o trabalho da sua sobrinha.
E o Misael definiu a beleza dela!
Bela garota!