domingo, 14 de outubro de 2012

Pensatas de domingo... Recordando Ernesto!


Li ontem pela manhã que Fidel Castro está em estado de morte cerebral. Mas, foram tantas as vezes que o mataram... Pensei com meus botões! Foram tambem tantas as vezes que tentaram matá-lo... Já não sei quantas. 
  
Sei apenas que, motivado por esta notícia, abri minha página no YouTube, e lá estava ela, a Internacional em português. A escutei como se fosse a primeira vez, algo emocionado! Entretanto, não satisfeito com isto catei outras músicas memoráveis como “Bella Ciao”, por exemplo... E ouvi várias versões, como uma cantada por Mercedes Sosa, outra pelo saudoso Yves Montand.
  
Mas sempre a procurar uma canção revolucionária italiana que nunca encontrei e diz: “A mezzanotte - cielo stellato - il santo Papa essere impiccato!”. Amo esta estrofe, e acho-a muito, mas muito revolucionária! E lembra-me a famosa frase de Diderot de que “(...) o mundo só será melhor no dia em que o último dos reis for enforcado com as tripas do último dos cardeais”.
  
Enfim, pesquei esta homenagem (Hasta Siempre) ao Che, postada abaixo. Para vocês... Bom proveito, e um excelente domingo!


6 comentários:

Joelma disse...

Fiquei arrepiada! Valeu e "um excelente" domingo pra você também!

Anônimo disse...

Bela homenagem! Eu não conhecia esta música.
E vc postou uma bela foto de Ernesto "Che" Guevara!
Todo mundo sempre coloca aquela famosa que virou camiseta!

L.P.

Castelar disse...

Apesar de não comungar com tudo sobre "Che", tenho que admitir que 'pescastes' de fato uma bela e envolvente homenagem, meu caro Olivieri

Misael de Silva Costa disse...

Muito bom!

Mário disse...

É muito bom poder (e saber) recordar os heróis de Latinoamérica!

Nun'Alvares disse...

Bela homenagem (Hasta Siempre) ao Che.
Mas as primeiras gravações da versão “partigiana” de “Bella ciao” são attributídas à cantora italiana Giovanna Daffini.