domingo, 7 de dezembro de 2014

Pensatas de domingo. Ou porque deixei de anular meu voto para votar em Luciana Genro


Ultimamente tenho postado muito sobre Luciana Genro¹. Na verdade isto não é uma ação gratuita, mas reflexo de que suas ideias, sua didática e comunicabilidade me fazem crer que finalmente encontramos uma política de esquerda que possa falar com as massas. Poisso votei nela, mesmo sabendo que não iria para o segundo turno.

Luciana começou sua trajetória política pelo Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul nos anos 1990. Foi deputada estadual e federal.  Expulsa do PT em dezembro de 2003, quando recusou-se a votar pela reforma da previdência proposta pelo governo federal no primeiro ano do governo Lula, tornou-se uma das principais articuladoras e vozes de oposição de esquerda ao governo do PT.

Como candidata, Luciana defendeu as reformas e as plataformas que, para ela, estavam contidas no grande levante de junho de 2013. E ergueu bandeiras que raramente são carregadas por candidatos ao executivo, como a desmilitarização da polícia, legalização da maconha e do aborto, regulação da mídia e uma reforma tributária que pese mais nos cofres dos 0.005¨% mais ricos do país.

Sua candidatura surgiu após a desistência de Randolfe Rodrigues como o cabeça da chapa do PSOL, no dia 22 de junho, quando o PSOL oficializou o seu nome como candidata à presidência da república para as eleições deste ano.

Luciana visitou os estúdios do Fluxo² no dia 24 de junho para a entrevista, gravada e publicada sem cortes, embora em cinco partes totalizando cerca de uma hora e meia de duração; que reproduzo abaixo.

Vale a pena assistir toda a entrevista --conduzida por Bruno Torturra--, pois Luciana discute sua plataforma, o legado de junho para o cenário político nacional, o financiamento de campanha, suas críticas ao PT e ao que chama de "esquerda capitulada", horizontalismo e novas lideranças, capitalismo e meio ambiente.

1. Luciana Genro é professora e advogada. Preside a Fundação Lauro Campos, a fundação de estudos políticos do PSOL, e compõe a Executiva Nacional do Partido. Coordena o cursinho popular pré-vestibular Emancipa, em Porto Alegre/RS. É estudante de Mestrado em Direito na Universidade de São Paulo.
Começou sua militância aos 14 anos, no movimento estudantil, em Porto Alegre. Em 1994, aos 23 anos foi eleita deputada estadual pelo PT (Partido dos Trabalhadores) pela primeira vez, sendo reeleita em 1998.
Em 2002 (ano que Lula foi eleito presidente da República) Luciana se elegeu como deputada federal pelo Rio Grande do Sul. Crítica ao governo petista desde a composição da base aliada e dos ministérios, após a sua saída do PT, participou ativamente do processo de construção e da coleta das 500 mil assinaturas que legalizaram o PSOL em setembro de 2005.
Reeleita deputada federal pelo PSOL-RS em 2006 com mais de 180 mil votos. Em 2008, disputou a prefeitura de Porto Alegre, obtendo 10% dos votos válidos.
Em 2014, disputou a Presidência da República obtendo o quarto lugar com 1.612.186 votos.

2. Fluxo é uma empresa de comunicação, com redação, estúdio de streaming³ e laboratório para experiências de jornalismo em São Paulo.

3. Streaming é uma forma de distribuição de dados, geralmente de multimedia em uma rede através de pacotes. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimidia através da internet.


2 comentários:

Joelma disse...

Tem muito tempo que eu não faço comentários no seu Blog.
Mas hoje quero transmitir meus parabéns porque AMEI a entrevista com a Luciana Genro.
E olhe que eu já me arrependo de não ter votado nela, que clareza, que tranquilidade ao expor o raciocínio.
Acho que tinha um certo preconceito por causa do PCO e do PSTU que têm uma linguagem demodê, completamente arcaica.
Cheguei a conclusão que o PSOL se modernizou e fala mais claramente.
Nas próximas eleições vou pensar seriamente em votar neles.

Jonga Olivieri disse...

Fico feliz de tê-la ajudado a conhecer melhor a Luciana.
Marxista e muito didática ao colocar suas ideias ela é um quadro fundamental na política deste país.

Apareça de quando em vez, Joelma...