sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A decadência do Império Romano e a situação do Brasil hoje. Um paralelo




O atual ocupante no Palácio do Planalto tem tudo a temer com a presença de tipos como Geddel Vieira Lima, que, para além de enfraquecê-lo, reforçam os argumentos dos golpistas mais à direita (leia-se PSDB) para derrubar o usurpador do "trono" presidencial. No fundo, os acontecimentos se assemelham aos da decadência do Império Romano, no qual as lutas políticas internas levaram ao poder Otávio, primeiro imperador romano. Desgastados pelas disputas internas e externas, os aristocratas romanos e o povo apoiavam a instalação de um governo forte, que estabilizasse a política e a economia do império.
 
Coincidentemente a crise econômica e o descontentamento com os altos impostos para sustentar o grande número de funcionários e militares provocaram um efeito contrário. Ao lado disso, como a produção diminuiu, faltavam produtos para vender; assim, as importações aumentaram e, em consequência, grande quantidade de moeda saía e não voltava. A desorganização política e militar no quinto século marcou a decadência definitiva da parte ocidental do Império. Entre os fatores internos que provocaram a queda de Roma, podem ser destacados a deterioração da economia, as lutas internas, a fuga de capitais para o Oriente e a corrupção.

Um comentário:

Joelma disse...

Uôôps! Ontem deixei um comentário nesta postagem que pelo jeito, ou você não autorizou ou sei lá o quê!!!!
Na verdade fiz uma observação de que metade do que estava escrito não possibilitava a leitura.
Afinal o que houve? Pois quando voltei hoje notei que havia menos texto, mas era tudo visível. Mas o que se lia era o que se conseguia ler no dia anterior.
*>!%**$#?@%**, É por aí!