quarta-feira, 1 de março de 2017

Uma quarta feira que não é somente de cinzas, mas de vitórias do povo


A matéria abaixo foi transcrita do jornal “O Globo”. E a própria Rede Globo, incluindo seus canais fechados não escaparam de estar a transmitir algum Bloco ou desfile e assistir ao vivo e a cores (v. reproduções) o povo a manifestar-se contra o governo golpista.


“Durante o carnaval pelo país, diversos foliões aproveitaram para protestar contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Atos contra o peemedebista foram vistos durante a folia nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Rio de Janeiro. 


Nesta terça-feira (28), diversos foliões fizeram protesto contra o presidente durante a passagem do bloco ‘Carmelitas’, nas ladeiras de Santa Teresa, no Rio. É possível ouvir diversas pessoas e integrantes do bloco gritando ‘fora, Temer’.


Procurado pelo G1, o Palácio do Planalto diz que não irá se manifestar sobre os protestos.

Os dias de carnaval também foram marcados por protestos contra outros políticos.

Várias manifestações contra o presidente Temer foram registradas durante as transmissões de carnaval da Globo News.


Na segunda-feira (27), um grupo de foliões interrompeu o fluxo de trios elétricos no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador, com gritos de ‘Fora, Temer’ e pedidos por eleições diretas. Os manifestantes pararam um pequeno carro de som em frente a um dos trios da Mudança do Garcia. 


Em Belo Horizonte (MG), o coro de "Fora, Temer" foi ouvido nos mais variados blocos.  Alguns foliões também escreveram nos braços e outras partes do corpo a frase ‘Fora, Temer’. 


A matéria completa
Em São Paulo, o bloco Jegue Elétrico criticou Temer e o prefeito de São Paulo João Doria, que gerou polêmica ao apagar grafites. O tema principal foi do desfile de sábado (25) foi ‘tire esse cinza do caminho que eu quero brilhar, com a minha cor’. 


Foliões cantaram ‘se empurrar o Temer cai’ e ‘fora, Temer’ no Charanga do França, que desfilou na segunda-feira (27) pelas ruas da Vila Buarque, no Centro de São Paulo. 


No mesmo dia, houve protestos contra o presidente e o prefeito, no bloco Love Fest. Um dos mestres de cerimônia do bloco Love Fest puxou um grito de ‘Fora Temer’. ‘Não só o Temer, mas todos eles’, completou um colega de microfone, usando termos como ‘racistas, machistas, misóginos’. Ele também citou ‘Fora, Doria’.”

É certo que a Rede Globo tem interesses em derrubar Temer, dado seus acordos com o PSDB que deseja estar no poder absoluto, mas mesmo assim, admitir o fracasso do (des)governo Temer em pleno carnaval é uma derrota para o grupo jornalístico...



Um comentário:

joelma disse...

O movimento "Fora Temer" ganhou um "momento" extraordinário neste carnaval. O acontecimento máximo disso é que até o Jornal Nacional teve que reconhecer o fenômeno e dedicar 90 segundos ao "Fora Temer" no último dia do carnaval. E quando até o JN se rende às evidências é porque não há mais como negar os fatos, escondê-los, fingir que não existem.
O carnaval fez enfim o que faltava para marcar a derrocada de Temer: colocou os protestos nas ruas. Milhares, provavelmente milhões de brasileiros gritaram Fora Temer. Agora, o pós carnaval vai ser decisivo para o futuro político do país.
Este "momento" não pode passar. A manutenção dele é vital para que este governo corrupto e ilegítimo seja chutado para fora do poder. É preciso protestar, manter a chama e a pressão.