domingo, 21 de maio de 2017

Pensatas de Domingo. Uma tragicomédia em três atos



1º Ato
O primeiro ato abre-se com a notícia a estourar por todos os lados, todos os canais... uma verdadeira bomba, uma mudança radical quanto ao foco inicial da operação. Uma virada em que os tão decantados “salvadores da pátria”revelam sua face de vilões; uma verdadeira e perplexa surpresa para aqueles que não os enxergavam assim.
Na realidade aquele início da noite daquela quarta-feira, dia 17 de maio de 2017 desmascarou Aécio Neves, Michel Temer, e por trás desses a corrupção inerente ao poder. E aonde foram parar aqueles batedores de panelas, aonde foram parar os pequenos burgueses que se opuseram ao governo de Dilma Roussef e do PT; para quem a Lava Jato foi instalada? O silêncio e a decepção instalaram-se naqueles núcleos e naqueles candidatos que apoiaram aquele movimento explicitamente de direita.

2º Ato
Obviamente quem se opôs a tudo aquilo foi reforçado em suas teses de um golpe de estado das classes dominantes contra as conquistas populares que se implantaram neste país a partir do impeachment em 2016. Outra prova foram as reformas da previdência e trabalhista que foram articuladas por um dos principais representantes, claro, da burguesia, que iniciaram um retrocesso àquelas conquistas anteriormente alcançadas.
Os governos do PT não foram revolucionários, mas o fato é que nem o reformismo que os caracterizou foi aceito pelo fato de proporcionarem uma melhor distribuição de renda.
O fato é que, apesar de Temer haver negado a sua renúncia, estamos a presenciar uma debandada do governo por parte dos partidos que o apoiavam. E esta semana que se inicia vai, sem dúvida presenciar muitos fatos novos. Ah, ainda falta saber o porquê do apoio ostensivo das organizações Globo. É de se suspeitar algo a mais do que o visível.

3º Ato
Cai o pano. Ou melhor, caem as máscaras dos golpistas no poder. Até quando no poder?

Nenhum comentário: