terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Tá feia a coisa

Em matéria da BBC Brasil publicada na Folha de São Paulo, em 15/02/2009, Chris Field, membro do ‘Painel sobre Mudanças Climáticas’ da ONU, declarou que o aquecimento global no decorrer deste século será mais grave (e acelerado) do que se acreditava.
Field afirmou que as temperaturas “vão passar de qualquer valor que tenha sido previsto”, e fez o alerta durante uma Assembléia realizada em Chicago. Ele foi um dos autores do relatório divulgado em 2007, que estimava que as temperaturas iriam subir entre 1,1ºC e 6,4ºC até o fim deste século.
Ao afirmar que o citado relatório de 2007 subestimou a escala do problema, apresentou novos dados mostrando que as emissões dos chamados gases do efeito estufa aumentaram muito mais rapidamente que o esperado entre os anos de 2000 e 2007.
E ainda que o impacto nas temperaturas é desconhecido, mas o aquecimento tende a se acelerar em um ritmo muito mais rápido e a provocar maiores danos ambientais do que se previa.
As temperaturas mais altas também podem vir a acelerar o derretimento do solo da região do Ártico, aumentando dramaticamente a quantidade de carbono na atmosfera.
Trocando em miúdos, políticas baseadas em procedimentos errados por parte das classes dominantes no século passado, quando a queima de combustíveis fósseis, na geração de energia e no transporte individualizado multiplicaram-se de forma incontrolável, com o número de veículos a superar a marca de um bilhão, estão a gerar uma situação crítica e talvez irreversível.
E o pior, boa parte da população ainda não tem informação ou sequer está devidamente consciente do problema, não existindo campanhas eficientes no sentido de esclarecê-las. Além disso, diversos governos ainda não se ligaram de fato na gravidade da situação e continuam a estimular as causas. Por isso, podemos dizer que está feia, muito feia a coisa!

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

O clima mundial está se alterando de forma assustadora. Não necessariamente esquentando, mas sofrendo anomalias constantes.
Os EUA, pelo menos na era Bush não deu a mínima para o problema.
Como são os maiores poluidores do planeta, e há promessas do novo governo no sentido de dar mais atenção ao problema, esperemos para ver o que acontece.

Jonga Olivieri disse...

Existem propostas. Mas... serão cumpridas?

Anônimo disse...

É tudo muito apavorante. A gente não sabe o que está acontecendo com o clima, mas que está mudando está.
Otávio

Jonga Olivieri disse...

São reflexos do desequilíbrio ecológico provocado por esses excessos.

Anônimo disse...

Outro dia estava comentando como a temperatura está diferente. No Rio nesta época do ano nunca foi tão fresco quanto no ano passado e neste ano. Até é uma sensação gostosa. Mas será que vai ficar assim até quando? É estranho.

Jonga Olivieri disse...

Até quando. Esta é a questão.
Pelo que se tem falado de forma científica, a coisa está mais acelerada do que se previa.
Aí é que mora o perigo.

Anônimo disse...

O desequilíbrio ecológico e´um problema maior do que a crise mundial. Se depender de seu desdobramento pode não haver mais vida na terra.

Jonga Olivieri disse...

Exato.