domingo, 13 de junho de 2010

Frases de domingo, por Karl & Groucho



Aproveito o sobrenome de dois pensadores fundamentais, Karl e Groucho Marx. O primeiro por ser aquele que criou ao lado de Friedrich Engels, as bases do Materialismo Histórico (1); o outro, pelo seu anarquismo social, um dos grandes críticos aos costumes do século XX.

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”
Karl Marx
Uma frase essencial à compreensão do seu raciocínio quanto ao papel da humanidade no curso da história.

“Não entro para clubes que me aceitam como sócio.”
Groucho Marx
Groucho, que não aguentava mais um vendedor de cotas de clube, lançou esta frase que virou um clássico. Será que depois dela o sujeito não desistiu da profissão?

“A religião é o ópio do povo.”
Karl Marx
Um pensamento tão forte e conclusivo que depois estendeu-se e generalizou-se, como por exemplo: “o futebol é...”, etc...

“Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro.”
Groucho Marx
Mesmo se considerando que esta frase foi dita lá pelo final dos ‘40, creio, em certos casos, ser válida até hoje”

“A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.”
Karl Marx
Uma verdade atual, apesar da classe dominante querer afirmar que “a ideologia acabou” criando a “Ideologia da Não Ideologia”.

“Atrás de todo homem bem-sucedido, existe uma mulher. E, atrás desta, existe a mulher dele.”
Groucho Marx
Eis a visão anarquista de Groucho. Nesta ele fala de amantes. Quer coisa mais atual?

“As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.”
Karl Marx
O que vem a reforçar todas as frases do pensador aqui citadas...

“Eu nunca me esqueço de um rosto, mas, no seu caso, ficarei feliz em abrir uma exceção.”
Groucho Marx
Hilariante e sutil forma de dizer: “você é um merda!”

(1) Sempre que posso relembro que o próprio Marx, o Karl abominava o termo “Marxismo”; Por isso somente me refiro ao seu pensamento como “Materialismo Histórico”, como ele o batizou.

4 comentários:

André Setaro disse...

Acho simplesmente geniais os Irmãos Marx, principalmente Groucho. As piadas publicadas fazem desta pensata dominical (que quase sai segunda) um momento risonho e bem humorado para este domingo chuvoso (aqui na Bahia). O domingo, para mim, é sempre melancólico, mas chuvendo ainda é pior. Da janela vejo as nuvens negras, ameaçadoras.

O melhor filme dos Marx Brothers, para mim, para mim, é 'O diabo a quatro' ('Duck soup', 1933), de Leo McCarey, quando há uma anarquia total. Quando os Marx entram no 'system-studio' hollywoodiano, a sua anarquia é podada, ainda que estabelecida - mesmo porque é tarefa impossível 'deter' a verve 'marxiana'.

Jonga Olivieri disse...

Concordo plenamente quanto ao melhor filme dos Marx Brothers. "Duck soupe" (O diabo a quatro) é o melhor deles.
Gosto muito das 'gags' em que o "presidente" (Groucho) vai entrar na "moto presidencial", cujo condutor é o Harpo. Daí a moto sai e o 'side car' fica parado. Numa cena o preidente Groucho troca os lugares e fica na moto, todo feliz. O 'side car' sai e a moto fica parada.
Isso é genial, criativo demais...
Mas Groucho era um crítico de tudo, um intelectual, um observador da sociedade estadunidense, seus costumes pequeno-burgueses; e, segundo ele mesmo: "o menos marxista dso Marx". No que aliás se enganou, pois usava a dialética como meio de se exprimir e criticar com grande maestria!

Ieda Schimidt disse...

Fico mais ligada nas frases de nosso Karl, apesar de gostar imensamente da ironia de Groucho, sem a menor dúvida o mentor intelectual dos filmes dos famosos irmãos.
É isto aí, guri!

Jonga Olivieri disse...

Kein Zweifel lieber Ieda!