sexta-feira, 18 de junho de 2010

O caminho mais fácil. Ou a história de ponta cabeça


Transcrito do blogue “Cultura, Política e Cinema” (link ao lado), de comentário na postagem sobre Kazimir Malevicht. O texto é de Larissa Ramina, Doutora em Direito Internacional pela USP, professora da UniBrasil e da UniCuritiba.

“Amós Oz (1), intelectual israelense que representa a esquerda engajada, declarou com razão que o bloqueio da Faixa de Gaza origina-se da errônea suposição de que o Hamas pode ser derrotado pela força das armas, ou que o problema palestino pode ser esmagado, em vez de solucionado. Entretanto, a única maneira de remover o Hamas é chegar a um acordo para a criação de um Estado independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, conforme as fronteiras definidas em 1967, com capital em Jerusalém Oriental. A paz só retornará de mãos dadas com a dignidade do Estado palestino, sem muros nas fronteiras. Muros, guetos, racismo, apartheid, deveriam ficar todos esquecidos no século XX.”

(1) Amós Oz, nascido em Jerusalém (1939), é um premiado escritor israelense, romancista e jornalista. Foi um dos fundadores em 1977 do Movimento PAZ AGORA, defende negociações com os palestinos e ao contrário de outros no movimento de paz israelense, ele não se opõe à construção de uma barreira entre Israel e Cisjordânia, mas acredita, como o PAZ AGORA, que ela deve se situar ao longo da Linha Verde. A nota é minha.

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Bom saber das ações da esquerda em Israel. Outra coisa que a grande mídia nos oculta a própria existência.
O que só faz agravar o sentimento anti-Israel.
Existem israelenses (e isrealitas) não nazistas! Precisamos que o mundo saiba disto.
Vamos botar a boca no trombone!

Ieda Schimidt disse...

E ACABO DE SABER. MORREU SARAMAGO. O MUNDO (ESPECIALMENTE O DE LÍNGUA PORTUGUESA) PERDE UMA DE SUAS MAIS RELEVANTES FIGURAS!

Jonga Olivieri disse...

Sim Ieda. Você tem toda a razão. Não só escondem, como com isto querem passar a ideia de que todos os isralenses aprovam a política nazi-fascista-sionista encampada pelos canalhas no poder e pelos estadunidenses.

Jonga Olivieri disse...

Não somente li este seu comentário, como tambem corri para postar uma homenagem a Saramago após ter saído praticamente o dia inteiro.

Anônimo disse...

Veja bem. Temos que saber essas informações sobre oposições em Israel. Como conseguirmos?
Tomáz

Jonga Olivieri disse...

Tomáz, existe um site chamado "Amigos Brasileiros do Paz Agora" que publica em Português matérias e materiais do Paz Agora (http://www.pazagora.org/) e os próprios endereços do 'Peace Now'. É só procurar no Google...