quarta-feira, 11 de julho de 2012

Qual a verdadeira face de organizações como a MoveOn.org?


O Professor Jorge Vital de Brito Moreira nos presenteia com este excelente artigo:

Enquanto escrevia o artigo Rio+20 e a ‘Economia verde’: pode a cobra cascavel voar?” (publicado em 24 de junho de 2012 por Novas Pensatas), recebi, em 20 de junho, um e-mail da MoveOn.org, a importante organização estadunidense, perguntando-me se eu queria que aquela organização apoiasse a candidatura de  Barack Obama à reeleição para a presidência dos EUA. Cito a pergunta: Should MoveOn endorse President Obama?” Deve MoveOn endossar o President Obama? (O leitor poderá ter acesso ao texto integral em inglês, nas notas de pé de páginas deste texto (1).

Dadas a importância e a influência dessa organização para o setor “progressista” (também denominado “esquerda” estadunidense) e para a continuidade do sistema político bi-partidarista dos EUA, gostaria de compartilhar com os leitores de Novas Pensatas as minhas objeções as implicações da pergunta de MoveOn.org, mostrando o e-mail que lhe enviei apresentando uma contundente resposta crítica às implicações políticas e ideológicas das atividades da MoveOn, ou seja, das ações para apoiar, econômica e eleitoralmente, os políticos estadunidenses atuais.

Ainda que o meu e-mail tenha sido endereçado diretamente para a Political Action Team (Equipe de Ação Política) de MoveOn.org, as minhas objeções podem ser utilizadas amplamente para questionar a qualquer modelo de organização semelhante a este tipo de ideologia  e prática.

Para evitar mal entendidos, informo ao leitor que não sou, não fui, nem serei membro desse tipo de organização, mas como sou reconhecido por escrever contra o sistema capitalista para os meios de informação alternativos  como  Rebelion.org e Novas Pensatas, estou acostumado a receber regularmente e-mails de amigos, de estudantes e professores,  de artistas e cineastas (Michael Moore, por exemplo), elogiando  ou criticando meus textos ou convidando-me para participar de movimentos sociais ou simplesmente dirigindo-se à minha pessoa para atender um conjunto de demandas tais como responder as pesquisas de opinião, usar a minha assinatura para endossar causas ou pessoas edificantes, pedidos de ajuda monetária, etc.

Também informo ao leitor que antes de mostrar as traduções para o português da pergunta da MoveOn e da minha  resposta, eu gostaria de descrever brevemente o que significa MoveOn.org  e qual tem sido a sua orientação ideológica e política dentro dos EUA.

MoveOn.org é uma organização estadunidense sem fins lucrativos que tem aproximadamente cinco milhões de membros e é considerada progressista na defesa das políticas sociais. É também simultaneamente um comitê de ação política que tem conseguido milhões de dólares de membros e simpatizantes, para financiar os candidatos norteamericanos considerados “moderados” ou "progressistas". Historicamente, a MoveOn foi criada em resposta ao processo de impugnação (impeachment) por perjúrio do então presidente dos EUA, Bill Clinton.

MoveOn.org é co-fundadora da organização Avaaz.org, uma rede de ativistas especializados em mobilização social global através da internet, que busca intervir em assuntos como desastres naturais, mudança climática, direitos humanos, corrupção, natureza, paz, alimentos, produção agrícola e países como Tibet, Líbia, Síria ou Irã. Assim, não podemos ignorar que a MoveOn foi fundada e financiada pelo especulador financeiro bilionário George Soros (que se disfarça de filantropo para melhor manipular as consciências e o processo político estadunidenses em defesa dos seus interesses capitalistas e anti democráticos, interna e externamente), e recebe a ajuda de ex canditados presidenciais, democratas milionários como Al Gore e John Kerry.

MoveOn é considerada politicamente pragmática pois não tem mostrado interesse em discutir nem levar em consideração a existência de pequenos partidos que poderiam ser ajudados economicamente para no futuro chegar ao poder e romper o tradicional sistema bipartidário americano. No entanto ela é caracterizada por lutar contra o conservadorismo estadunidense mostrando a tendência de apoiar os candidatos democratas considerados “progressistas”.

Historicamente, a MoveOn.org foi reconhecida por apoiar a campanha do candidato democrata a presidência de EUA, John Kerry e trabalhando intensamente para eleger Barack Obama, como presidente deste país, embora ela não se considere uma organização integrada ao partido democrata mas sim como uma representante “extra partidária” que condiciona seu apoio aos candidatos democratas que tem preenchidos seus critérios “progressistas”. MoveOn é também reconhecida por elaborar e publicar eficazes propagandas contra as guerras  dos EUA.

Neste ponto, tomarei as informações anteriores para repetir a pergunta Should MoveOn endorse President Obama?, Deve MoveOn endossar o President Obama?, para em seguida mostrar a minha resposta (2) a MoveOn.org.

Justin e a Equipe de Ação Política

Quando vamos aprender que as eleições estadunidenses são uma gigantesca farsa para enganar bobos e ingenuos?; que não existe diferença fundamental entre o partido republicano e o partido democrata; que ambos partidos são antidemocráticos pois defendem o sistema capitalista e propagam os interesses da plutocracia americana (1% da população dos EUA) contra os interesses da maioria da humanidade; que ambos partidos são corruptos e recebem milhões de dólares de Wall Street e das grandes corporações imperialistas para elegerem os candidatos que mais lhes convem; que o presidente democrata B. Obama não se diferencia em quase nada do ex presidente George Bush pois ambos são executantes das invasões e das guerras imperialistas contra os países do terceiro mundo (para assegurar petróleo, matérias primas e alimentos baratos); que ambos defendem a continuidade da aliança entre Israel, o complexo industrial militar, as corporações e o capital financeiro dos bancos estadunidenses contra as nações pobres; que ambos são políticos mentirosos que estão sendo  acusados internacionalmente como criminosos de guerra; que para milhões de pessoas fora e dentro dos EUA, a administração Barack Obama é ainda pior que a de G.W. Bush, pois aumentou a submissão dos EUA ao governo de Israel e tem colocado o nosso mundo ainda mais perto da III e ultima guerra mundial (guerra atômica e nuclear) onde já não haverá vencedores ou vencidos, pois todos os seres humanos e seus países desaparecerão do planeta Terra.

Na minha opinião, se a MoveOn.org quiser manter os valores da decência, da dignidade e democracia não pode apoiar a candidatura de nenhum candidato do partido democrata ou republicano. Deveria, com a maior urgência possível, usar as suas forças e energias para construir um novo partido; um partido que apresente uma  alternativa social e política à dominação capitalista e antidemocrática (uma verdadeira ditadura de dois partidos) representada por Barack Obama ou Mitt Romney.

Atenciosamente,
Jorge

No dia seguinte, a MoveOn enviou-me um e-mail com a seguinte “resposta” ao meu questionamento:

“Obrigado por nos contatar.
Nós recebemos uma tonelada de e-mails porém nós realmente queremos escutar-lhes amigos, assim, por favor, tenham paciência.” (3)

Como o leitor pode observar trata-se de um e-mail que não oferece nenhuma resposta, não me diz nada, nem vai me dizer. Faz semanas que enviei meu e-mail e até hoje não chegou nenhuma resposta nova. Em poucas palavras, é simplesmente um e-mail burocrático e decepcionante. É inacreditável que uma organização tão importante como MoveOn.org responda a um questionamento tão fundamental para o regime político dos EUA de uma forma tão fútil, tão superficial e tão pueril.

Depois de estar vivendo nos EUA por mais de 20 anos, nada disso me surpreende. Na minha opinião, tudo isso indica que o frenesi ativista-pragmático dos membros de MoveOn, e de outras organizações do mesmo tipo (3), porque esconde uma profunda despolitização, alem de imensa ingenuidade e falta de preparação intelectual para enfrentar os desafios que o momento histórico neste país demanda politicamente dos seus membros.

Repito: nada disso me surpreende pois foi a MoveOn e outras organizações desse tipo que trabalharam intensamente para eleger Barack Obama, um candidato do partido democrata, que ganhou a presidência dos EUA  baseado na consigna: “Yes, we can!”. Esta, alias, foi a única consigna que escutei, vinda diretamente dos lábios de Obama, na época da sua campanha.

Do meu ponto de vista é para este tipo de prática social e política que digo e direi rotundamente “No, I can not!” e acredito que todos deveríamos dizer coletivamente: “No, we can not!”. Basta com tanta empulhação. Não podemos continuar acreditando, como bobos, na atuação da MoveOn.org, pois baseia a sua prática nos discursos demagógicos de representantes dos bancos de Wall Street, das companhias de petróleo e das corporações produtoras de armamento e guerras (do complexo industrial militar); representantes como Barack Obama e demais políticos dos partidos democratico e republicano. É para este tipo de regime político ditatorial bi-partidista que devemos dizer “No, we can not go on!” (“não, não podemos continuar!”).

NOTAS

1)      Aqui está o e-mail/carta da organização:

Dear MoveOn member,

We have a big decision to make.
At MoveOn, members vote on any election endorsements we make. Today we need to decide whether to make an endorsement in the presidential race. The outcome of the election is far from decided—polls are showing that this could be a very tight race—so our work could make a big difference.
If MoveOn members vote to endorse President Obama, we'll campaign hard to re-elect Obama and to defeat Mitt Romney. If MoveOn members choose not to endorse Obama, we won't spend our time and resources on the presidential election. It's up to you.
So it's time to ask the question: Should MoveOn endorse President Obama?
Yes.
No.

By clicking Yes or No, you are casting your vote. This email is your personal endorsement ballot—unique to you. Please don't forward it.
If you want to encourage your friends who are MoveOn members to vote, tell them to look for their personal MoveOn ballot email. It's important to vote immediately. Voting lasts until 9 a.m. Eastern tomorrow—Thursday, June 21.
We all need to weigh in on this crucial question—please take a moment to cast a vote. It only takes a few seconds.

Should MoveOn endorse President Obama?
Yes.
No.
Thanks for all you do.

–Justin, Adam, Alejandro, Amy, Angela, Carrie, David, Elena, Eliza, Emily, Eric, Garlin, Holly, Jason, Jessica, Julia, Justin, Laura, Lenore, Mariana, Marika, Mark, Melanie, Milan, Nick, Nick, PaKou, Reshad, Robin, Ryan, Stephen, Susan, Susannah, Tate, Tim, Vicki and the MoveOn.org Political Action Team

2) Justin and the MoveOn.org Political  Team,

When will we learn that the U.S. elections are a giant scam to trick naïve people?; that there is no fundamental difference between the Republican Party and the Democratic Party?; that both sides are undemocratic because they defend the capitalist system and propagate the interests of the American plutocracy (1% of the U.S. population) counter to the interests of the majority of mankind?; that both parties are corrupt and receive millions of U.S. dollars from Wall Street banks and the imperialist corporations to elect candidates that suit them best?;  that the Democratic party of president Barack Obama does not differ in essence from former President George Bush? Both are in favor of imperialist invasions and wars against Third World countries to ensure cheap oil, cheap raw materials and cheap food; both defend the continuation of the alliance between Israel, the military-industrial complex, big corporations and financial capital of U.S. banks against poor nations?  Both presidents are politicians who are liars and are internationally being accused as war criminals.  For millions of people inside and outside the U.S., the administration of Barack Obama is even worse than G.W. Bush, because it increased U.S. submission to the government of Israel and has made our world even closer to the World War III and (atomic and nuclear war) in which there will be no winners or losers, because all human beings and their countries will disappear from the planet earth?

 In my opinion, if MoveOn.org Political Action wants to keep the values of decency and dignity and democracy in the USA, it can not support the candidacy of any candidate of the Democratic or Republican parties. I invite all of you, with the greatest possible urgency, to use our strength and energy to build a new party able to present a social alternative to the political domination of the anti-democracy (a real two-party dictatorship) represented by Barack Obama or Mitt Romney.

Sincerely, Jorge


3) Sent: Sat, June 23, 2012 10:25:05 AM
Subject: Your Message

Thanks for contacting us.
We get a ton of email, but we really want to hear from folks so please bear with us!

4) Acredito que muitas pessoas já sabem que grande parte das organizações tipo ONGs, que operam no terceiro mundo, são fachadas utilizadas por governos imperiais para  desestabilizar os governos eleitos democraticamente pelo povo que não  defendem os interesses imperiais dos EUA.
Estas organizações funcionam para  financiar e logo legitimar os golpes de estado em prol do sistema capitalista imperialista. Atualmente, um dos exemplos escandalosos dessa política é a pratica do Departamento de Estado de EUA e sua agencia USAID, de enviar dinheiro para Venezuela, para desestabilizar o governo  popular do presidente Hugo Chavez.

2 comentários:

Joelma disse...

Como sempre EXCELENTE o professor Moreira!!!

Mário disse...

Desconfio de 99,9% das ONGs que andam por aí. Geralmente têem o rabo preso.