segunda-feira, 8 de julho de 2013

A espionagem de Obama no Brasil e o asilo de Snowden


Circula pela mídia –por incrível que pareça até em “O Globo”– a informação de que funcionou (quem garante que não continua a funcionar?) em Brasília uma das maiores estações de espionagem em que agentes da “Agência de Segurança Nacional” (NSA) trabalharam em conjunto com a “Agência Central de Inteligência” (CIA). Documentos da NSA revelam que Brasília fez parte da rede de 16 bases dessa agência dedicadas a um programa de coleta, em outros países, de informações através de satélites. Um deles tem o título “Primary Fornsat Collection Operations” e destaca as bases da agência.  

Os documentos da NSA foram vazados por Edward Snowden, que trabalhou na agência nos últimos quatro anos como especialista subcontratado de empresas privadas. Há um mês, o jornal britânico “The Guardian” (capa acima) publicou reportagens (com as primeiras revelações de Snowden sobre operações de vigilância de comunicações realizadas dentro e fora das fronteiras dos Estados Unidos.

Snowden parece estar finalmente a resolver em definitivo a sua saída do aeroporto de Moscou. Sexta e sábado os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Bolívia, Evo Morales anunciaram a disposição de conceder asilo político ao estadunidense. No caso deste último, a situação ficou agravada após seu avião ter ficado retido em Viena pela suspeita infundada de que o líder boliviano, que estivera na Rússia, estaria auxiliando Snowden a fugir daquele país. O que levou líderes da Unasul a exigirem que França, Itália, Portugal e Espanha, alem da Áustria tambem deem explicações sobre a  decisão de proibir a entrada do avião do presidente da Bolívia em seus respectivos espaços aéreos.



  

5 comentários:

Anônimo disse...

Só rindo! Principalmente desta revelação d'O Globo no passado. Coisas d'O Globo, né?
É claro que continuam (e continuarão) a nos espionar ostensivamente. Agora então com as manifestações de rua, a coisa vai se agravar.

Tavim

Joelma disse...

O desgaste e o desprestígio diplomático dos Estados Unidos de Obama aumentam a cada dia. Devassou a vida particular de milhões de pessoas, chama de traidor o jovem que denunciou tudo. Os países do Mercosul e do Unasul, constrangidos, “protestaram” a respeito do que o presidente dos EUA fez contra Evo Morales, presidente da Bolívia. Todos deveriam ter vergonha da atitude prepotente!

Mário disse...

Não é possível que O Globo esteja denunciando isso! Não dá para acreditar!
Mas, de fato colocar no passado é brincadeirinha, não é?

Misael disse...

Obama binLaden?
Ou será Barack Osama?
rs

Anônimo disse...

A 'Central Intelligence Agency' tem um vasto currículo de espionagem no Brasil. O recém-revelado sistema de monitoramento clandestino de 'e-mails', telefonemas e satélites, em conjunto com a 'National Security Agency', é o herdeiro 'high-tech' dos esquemas do passado.
Mas talvez em nenhuma época os enviados da “companhia” e seus colaboradores nativos tenham sido tão atuantes como durante a gestão do presidente João Goulart (1961/64).
É o que demonstram documentos originalmente secretos, hoje com acesso permitido. Quanto mais próximo o golpe de Estado que derrubou Jango em 1º de abril de 1964, mais intensa e ilegal foi a atividade da CIA, que conspirou com os golpistas da oligarquia e forças armadas do Brasil.

L.P.