segunda-feira, 22 de julho de 2013

Extra! Extra! A notícia da morte de Marx!

Jazigo de Karl Marx no Cemitério
de Highgatem em Londres

Consegui esta matéria pesquisando no MIA (Marxists Internet Archives), e achei digno de uma postagem por ser um documento histórico de valor inestimável.

(Transcrição segundo a ortografia da época)

"Um tellegrama de Paris anuncia o fallecimento do grande pensador socialista Karl Marx. Permittam-nos a agencia Havas e os jornaes burguezes que publicam a noticia, que duvidemos da veracidade do facto, não por que o achemos extranho, mas por que o não podemos acreditar sem comunicação official. Sabemos a avidez com que os repporters inventam noticias de sensação, e esta é uma d´aquellas que nos allucina, que nos confunde, só ao pensar na perda do Mestre. Além d´isso sabemos que Marx habitava ultimamente Londres e não tivemos noticia da sua partida para Paris.
  
A ser verdadeira aquella participação, o socialismo universal, a sciencia, a humanidade, terão a lamentar o desapparecimento da intelligencia mais potente da civilisição moderna. Não é preciso que só nós o digamos; dil-o um jornal burguez nas seguintes phrazes que transcrevemos:
  
'Era, por ventura, o primeiro vulto do socialismo, e, sem duvida, uma das mais notaveis intelligencias do seculo. O seu livro O Capital, pela profundeza de vistas, pelo rigor penetrantissimo do raciocínio, pela vastidão do seu plano admiravelmente cumprido, é uma obra suprema, é o mais luminoso dos trabalhos que em materia economica se tem feito.
Foi tambem importantissimo o papel de Karl Marx como homem de acção, como instigador secreto do movimento socialista'.
  
Esperamos anciosos por informações fidedignas."

Jornal que noticiou o acontecimento

(Transcrição segundo a ortografia moderna)
  

"Um telegrama de Paris anuncia o falecimento do grande pensador socialista Karl Marx. Permitam-nos a agencia Havas e os jornais burgueses que publicam a notícia, que duvidemos da veracidade do facto, não por que o achemos estranho, mas por que o não podemos acreditar sem comunicação oficial. Sabemos a avidez com que os repórteres inventam noticias de sensação, e esta é uma daquelas que nos alucinam, que nos confunde, só ao pensar na perda do Mestre. Além disso, sabemos que Marx habitava ultimamente Londres e não tivemos noticia da sua partida para Paris.

A ser verdadeira aquela participação, o socialismo universal, a ciência, a humanidade, terão a lamentar o desaparecimento da inteligência mais potente da civilização moderna. Não é preciso que só nós o digamos; dize-o um jornal burguês nas seguintes frases que transcrevemos:

'Era, por ventura, o primeiro vulto do socialismo, e, sem dúvida, uma das mais notáveis inteligências do século. O seu livro O Capital, pela profundeza de vistas, pelo rigor penetrantíssimo do raciocínio, pela vastidão do seu plano admiravelmente cumprido, é uma obra suprema, é o mais luminoso dos trabalhos que em matéria económica se tem feito.

Foi também importantíssimo o papel de Karl Marx como homem de acção, como instigador secreto do movimento socialista'.

Esperamos ansiosos por informações fidedignas."


Fonte: O Protesto Operário – Órgão do Partido Operário Socialista, Porto - Lisboa, n.º 2, 2º Anno.


  
 

8 comentários:

Joelma disse...

Caramba, isso é história! Você já havia postado o discurso de Engels no enterro dele, lembra?
Copiei esse texto. O original, claro!

Anônimo disse...

O túmulo de Marx é na Inglaterra. Talvez fosse bom acrescentar na legenda. É possível?

L.P.

Misael disse...

É triste, mas já aconteceu faz tanto tempo.

Ninguém é imortal, mas as idéias de Marx são válidas até hoje e enquanto perdurar o capitalismo e a burguesia assassina!

Jonga Olivieri disse...

Claro que é possível, luiz... Já corrigi a legenda.

Anônimo disse...

Belo "jazigo", eu nunca tinha visto!
Foi o Engels que mandou fazer?
Deve ter sido porque ele era muito abastado.
Caso não, talvez a própria Internacional mandou construir, porque Marx não possuia reservas para realizar uma construção desse porte.

Tavim

Jonga Olivieri disse...

Esclarecendo (claro que após consultas), Karl Marx foi enterrado originalmente a cerca de 200 metros do local em que está hoje, no Cemitério de ‘Highgatem’, Londres.
Seu funeral foi modesto e contou com a presença de cerca de 12 pessoas. E sua lápide era bastante simples, com uma pedra retangular tampando a cova.
Conforme a importancia de Marx aumentou, o número de visitantes cresceu, e, em 1956 seus restos mortais acabaram por ser transferidos.
O local onde está enterrado agora, foi comprado com doações públicas e pertence a Curadores, associados ao 'Marx Memorial Library'.

Anônimo disse...

Obrigado, bem esclarecedora a explicação.
Tavim

Mário disse...

Tudo muito bem explicado.....