quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O vampiro Temer e as cores do sangue brasileiro, mexicano e latinoamericano




Conto de autoria do Professor Jorge Moreira
(Diálogo de Vampiros, à maneira das Fábulas de Esopo) (1)

Conta a lenda grega que depois de dar um golpe de estado no Brasil, de votar contra a Venezuela no Mercosul, e de sugar, sem nenhuma piedade, o sangue do povo brasileiro, o velho vampiro Temer viajou ao México para visitar Enrique Peña Nieto, o jovem e atual presidente vampiro daquele país.
No Palácio Nacional mexicano, Temer,  the  Brazilian vampire, buscava um “jeitinho malandro” para chupar além do sangue do povo brasileiro, o do povo mexicano também”.
Mas o jovem Mexican vampire foi decisivo: 
- Temer, a sua proposta não vai funcionar por aqui.
- E porque não?
- Porque o sangue do povo mexicano já está todo comprometido. Ainda que você não seja torcedor do Flamengo carioca, você bem sabe que existem dois tipos de sangue, o vermelho e o preto. O sangue preto do povo mexicano, que era da PEMEX (Petróleos Mexicanos) foi tomado pelos capitalistas dos Estados Unidos da América e agora está sendo sugado pela Chevron e pela Exxon-Mobil, as corporações multinacionais do país gringo. Como você bem sabe, fizemos com o povo mexicano o que você e o seu ministro Parente estão fazendo com o povo brasileiro: entregando o sangue negro da Petrobras para a Chevron e a Exxon-Mobil sugarem sem nenhum constrangimento.
- E o que acontece com o sangue vermelho?
 - Quanto ao vermelho, todo este sangue tem sido e vai estar sendo chupado pelos vampiros do PRI, do PAN, pelo Sr. Carlos Slim, pela burguesia mexicana e principalmente pelos Estados Unidos da América de George Bush, de Barack Obama e de Donald Trump. Este é o nosso trabalho antinacional: servir ao vampirismo do imperialismo internacional.
Tarde da noite, depois de deixar o Palácio Nacional, o deprimido e frustrado vampiro Temer, caminhou pelas ruas do Zócalo buscando algum sangue mexicano para aplacar a sua ansiosa vontade de sugar.
 Infelizmente, naquele fim de noite, o vampiro não encontrou nenhum mexicano esquálido para sangrar. Então, raivoso e cansado, parou em frente de uma lata de lixo e teve uma grande ideia: “Aqui, deve ter alguma coisa para comer!”
De fato, ele tinha razão. Ao destapar a tampa da lata de lixo, viu um objeto feminino com os restos de menstruação recente. O vampiro Temer não duvidou: meteu as garras, agarrou o Modess e saiu gritando: - Pronto, Vim, vi, venci ("Veni, vidi, vici").  
Na madrugada daquela terra azteca, Temer, the Brazilian vampire, pode amortizar sua fome habitualmente corrupta bebendo um chá menstruado de  sangue de povo mexicano/latinoamericano.

Notas
1) As Fábulas de Esopo são uma coleção de pequenas narrações acreditadas a Esopo, um escravo e contador de histórias que viveu na Grécia entre 620-560 antes de Cristo.  As fábulas de Esopo, envolvendo  animais personificados, tem sido utilizadas para ajudar na educação moral e ética das crianças e dos adultos do mundo ocidental. Atualmente muitas das fábulas do grego Esopo são bastantes conhecidas e popularizadas. Entre elas se encontram “A Raposa e as Uvas”, “A Cigarra e a Formiga”, “O Lobo e o Cordeiro”, “A Tartaruga e a Lebre” que são bem reconhecidas pelo seu apelo ao sentimento de justiça, à inteligência e à sagacidade humana.

Nenhum comentário: