quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Neoliberalismo e Estado

Nesta breve nota, só quero dizer que o discurso neoliberal de mercado está cedendo lugar à intervenção do Estado nos momentos de crise. As operações na disponibilização de US$ 300 bi para comprar ações do Fannie Mae e do Freddie Mac e de aquisição do Bear Stearns pelo Morgan Chase, foram sintomas deste tipo de operação que agora se repete com a movimentação do Fed (leia-se banco central estadunidense) para salvar a AIG, uma das maiores seguradoras do mundo. É a “socialização” do rombo provocado pelo mercado, financiado pelo dinheiro dos contribuintes. Apenas contradições da história em seu discurso. E o choque entre a teoria e a prática.

10 comentários:

Anônimo disse...

Falastes tudo. E bem dito. O capitalismo está no início de uma crise sem proporções imagináveis.

André Setaro disse...

Disse tudo aqui: "É a “socialização” do rombo provocado pelo mercado, financiado pelo dinheiro dos contribuintes" Assino embaixo.
André Setaro

Jonga Olivieri disse...

A crise se esboça. mas será prolongada. As classes dominantes criaram, através de dois séculos armas de defesa para fugir das crises, sacrificando o povo, mas se poupando.
Mas, têm momentos, como e 1929, em que ningém escapa.

Jonga Olivieri disse...

Exatamente, André. Na hora de pagar a fatura -- no caso liberaram 85 bilhões de dólares --, é no bolso do contribuinte que dói.

Anônimo disse...

É mesmo. Bem lembrado esse negócio do discurso e da prática. Afinal vivem apregoando que o estado não deve ter participação na economia, mas na hora que a coisa aperta.

Anônimo disse...

A Bolsa de São Paulo despencou mais de 6% hoje. Anteontem foi a mais de 7 por cento. Caramba, a coisa tá feia. Quem aplicou por lá deve estar apavorado.
Otávio

Jonga Olivieri disse...

JR, o capitalismo faliu. O problema --como já disse em outras ocasiões-- é que o stalinismo ferrou com as perspectivas da esquerda.
Vão levar décadas para se encontrar uma saída compreensível para as massas.
O pior de tudo é que até lá a burguesia, na sua sede insaciaável de lucro tem tudo acabar com as condições de sobrevivência na Terra.

Jonga Olivieri disse...

Em outros países as bolsas estão em queda todos esses dias.
Até fiquei surpreso que ontem a Bovespa subiu. Mas... "se subiu, ninguém sabe, ninguém viu." Desculpe, foi só uma piadinha.
O negócio é que quando começar a fechar banco, vai ser um atrás do outro... uma quebradeira geral. Por isso esse empréstimo gigantesco do Fed. Uma tentativa desesperada de frear as coisas no rítmo que estão.

Anônimo disse...

Eu li hoje. US 85 bilhões é muito dinheiro para segurar uma seguradora.

Jonga Olivieri disse...

Gostei do trocadilho, Mary.
Você está ficando irônica...