quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

História do sapato. De Cinderela aos nossos dias

Essa historinha de sapatos começou com o Gato de Botas. E depois continuou com Cinderela e seu sapatinho de cristal, perdido numa festa promovida por um Príncipe Encantado.
Mas, a primeira vez que me lembro de sapatos e sapatadas na vida real e na história recente da humanidade, sem dúvida foi quando Nikita Sergueievich Kruschev tirou os seus e começou a batê-los na mesa em plena Assembléia do ONU. Foi uma cena marcante. Eu era garoto, mas aquela imagem ficou na minha cabeça até hoje.
Nada, porém, se iguala à sapatada que quase acertou o presidente dos Estados Unidos, anteontem em Bagdá, que se desviou precisamente na hora errada. E digo errada porque aquele arremesso deveria ter acertado em cheio o inimigo público número um de todos os povos. Teria sido a melhor videocassetada que jamais teríamos assistido.
O jornalista Muntazer Al Zaidi, que também chamou Bush de “cachorro”, durante uma entrevista coletiva no domingo, se tornou uma celebridade instantânea no mundo árabe, onde atirar os sapatos contra alguém é um grave insulto.
Um voto de louvor para Al Zaidi, que mesmo não tendo acertado em cheio, realizou a sua intenção de vingar, não somente o povo iraquiano, mas nós, cidadãos do mundo.

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Que pena mesmo que aquela sapatada não foi de chulapa.
Mas só assistir o 'imperador' desviando e a cara que ele fêz valeu a pena.

Jonga Olivieri disse...

Um dia alguém acerta!

Anônimo disse...

Você esqueceu do sapatinho na janela. E Papai Noel como é que fica?

Jonga Olivieri disse...

Engraçadinho!

Stela Borges de Almeida disse...

José Simão disse:

(...)E o que mais me impressionou: a rapidez com que o Bush desviou do sapato. É a prática. Deve estar acostumado. A Laura Bush deve jogar sapato nele toda noite. "Você não pegou o Bin Laden." Vuuum! "Você não botou o lixo pra fora." Zuuupt! (...)

Anônimo disse...

Pena que ele era apenas um jornalista. Se fosse atleta olímpico de arremesso de qualquer coisa teria dado uma bolachada (ou melhor sapatada) no Bush.

Jonga Olivieri disse...

Mas se ele fosse botar o lixo pra fora, teria que sair junto. E ela também. hehehe!

Jonga Olivieri disse...

Deveria ser criada a categoria Arremesso de Sapatos nas Olimpíadas...