sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O PT e a defesa do capitalismo

As recentes medidas econômicas levadas adiante pelo governo do sr. da Silva, demonstram o quanto o Partido dos Trabalhadores está definitivamente engajado no sistema capitalista e em sua defesa inconteste.
Pressupunha-se que este seria um bom momento para novas saídas. Mas não! O governo adotou medidas “reformistas”, não em prol das massas, mas, se beneficiando-as, tendo como principal alvo as classes dominantes e a manutenção do sistema. Como a nova tabela do Imposto de Renda, a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para o consumo e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as montadoras. Também serão disponibilizados recursos das reservas internacionais para emprestar à empresas com dívidas de curto e médio prazos no exterior.
Outra medida anunciada pelo governo prevê o empréstimo de dinheiro das reservas internacionais para empresas públicas e privadas com dívidas vencendo entre setembro de 2008 e dezembro de 2009. As empresas poderão pegar empréstimo para pagar dívidas e mais 25% para investimento.
O Partido dos Trabalhadores, a exemplo da Social Democracia européia adota a sua linha definitiva em prol do sistema, de sua sobrevivência e alinhamento com o grande capital internacional (leia-se imperialismo). Quanto ao povo: “Bolsa Família” neles. A perdurar também a velha fórmula paternalista dos governos – desde Vargas – também a continuar em vigor.

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Até defendendo alguns setores do PT, que discordam terminantemente desta linha do Lula (no teu dizer o sr da Silva).
O fato é que o PT-PT ou PT oficial ou seja lá o nome que se dê compactua com o sistema e quer se perpetuar no governo a exemplo do PRI mexicano.
E são sem dúvida a nova versão do populismo getulista.

Jonga Olivieri disse...

O PT é um saco de gatos.
Aliás, fazendo minhas as palavras de Leonel, é mesmo a "UDN de tamanco", a melhor definição que lhe coube.
Mas o fato é que o PT que está no poder é um partido pequeno-burguês voltado para defender o sistema e que só utiliza o povo como trampolim para sua política demagógico-populista no melhor estilo Vargas.
O pacote que saiu reflete bem esta realidade. O resto... bom, o resto é "Bolsa-família" mesmo!

Anônimo disse...

Mas o que você quer do Lula? Que dê uma de Chavez? Aí seria muita porralouquice. Juro que eles estão fazendo o melhor que podem pra tirar o país do sufoco de uma crise muito grave.

Jonga Olivieri disse...

Esse trem de dizer que Chávez é "porraloca" é embarcar no discurso da reação e do imperialismo. Eles querem passar esta idéia, desgastar a imagem do único estadista no continente que se opõe a seus interesses espúrios!

Anônimo disse...

É decepcionante tudo isso. Eu votei no PT agora recentemente. Mas é evidente que existe um lado extremamente condescendente.

Jonga Olivieri disse...

Calma, como eu disse, Maria, existem muitos PT's dentro do PT.