quarta-feira, 28 de abril de 2010

De que lado está o papa?


Acima, o papa Pio XI com Adolf Hitler e Joseph Ratzinger (Bento XVI) na Juventude Nazista

O cardeal Joseph Ratzinger (leia-se papa Bento XVI), resistiu a pedidos para suspender um padre estadunidense acusado de abusar sexualmente de crianças, segundo uma carta de 1985 que contém sua assinatura.
"Ele admitiu ter molestado muitas crianças e disse que tentou molestar todas as crianças que se sentaram em seu colo", disse um advogado de seis das vítimas de Stephen Kiesle, que o entrevistou na prisão.
A carta é o maior desafio para o Vaticano, que insiste em dizer que Bento XVI não teve nenhuma participação em barrar a expulsão de padres pedófilos durante os anos em que foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. O documento, assinado pelo então cardeal Joseph Ratzinger, foi datilografada em latim e faz parte de anos de correspondência entre a diocese de Oakland-Califórnia e o Vaticano sobre a proposta de suspensão do reverendo Stephen Kiesle.
Kiesle foi sentenciado em 1978 a três anos de liberdade condicional, acusado de amarrar e molestar dois garotos em São Francisco, Califórnia. Ele foi finalmente suspenso em 1987, apesar dos documentos não indicarem quando, como por que, ou qual o papel de Ratzinger na decisão.
Kiesle foi preso e acusado em 2002 por 13 casos de abuso de crianças nos anos 1970. Apenas dois casos não foram excluídos pela Suprema Corte dos EUA – que considerou inconstitucional uma lei da Califórnia estendendo o tempo para prescrição do crime. Em 2004, ele ainda foi acusado de molestar uma menina em sua casa em Truckee, em 1995, e sentenciado a seis anos de prisão. Hoje, com 63 anos, Kiesle vive em um condomínio fechado em Walnut Creek, segundo seu endereço registrado na lista de criminosos sexuais.
O caso ficou parado no Vaticano por quatro anos, até que Ratzinger finalmente escreveu para o bispo de Oakland. Passaram-se mais dois anos até que Kiesle foi finalmente suspenso. A igreja da Califórnia escreveu para Ratzinger pelo menos três vezes para checar a situação do caso. Em um momento, o Vaticano escreveu dizendo que o arquivo devia ter sido perdido, sugerindo reenviar o material.
"O cardeal Ratzinger estava mais preocupado em evitar escândalos do que em proteger crianças", desabafou um advogado que representou algumas das vítimas.

Fonte: Folha de São Paulo

11 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Fico até confortável para criticar papas pois tive educção Luterana.
Mas digo para ti, afirmo para ti que eu tenho certeza que ele mesmo foi (ou ainda é) um pedófilo.
Tu observaste bem a expressão dele na foto de tua postagem? Parece que está a pensar: "vou delatar mais um judeuzinho comuna lá da escola!"

Jonga Olivieri disse...

Ele é um boiolão. Pelo menos tem cara, não tem Ieda?
Sabe de uma coisa? A instituição mmais 'calhorda' da história da humanidade não está tendo como acompanhar um mundo como este de hoje...

maria disse...

Fui educada numa família nordestina e católica. Me lembro da devoção de meus pais a João 23 e João Paulo II. O segundo sem trocadilhos era um santo do ponto-de-vista deles.
Concordo com você que no entanto a Igreja não está acompanhando bem o terceiro milênio.
Acredito que Cristo tenha vindo para nos salvar. mas não creio mais na Igreja Católica. Ela está cada vez mais longe de Deus.

Jonga Olivieri disse...

Tambem foi-me imposta a doutrina católica pela família, para alem de tudo, católica e conservadora.
Veja bem, na Bahia a coisa é pior porque em Salvador o sincretismo religioso e muito forte, daí a reação dos católicos de formação européia ser muito mais intensa às religiões de origem africana, que se espalharam, pois a população negra é muito grande...

André Setaro disse...

Para nossa família, pelo menos a das eras priscas, o Papa era Deus, pois considerado o seu representante na Terra. Passei por vários papas: Pio XII (que ajudou o fascimo italiano e tinha admiração por Hitler), João XXIII (habilidoso, que deu à Igreja um halo renovador com o Concílio Vaticano), Paulo VI, João Paulo I (que foi assassinado por ter manifestado desejo de investigar a corrupção do banco do Vaticano - Coppola mostra isso em o terceiro 'chefão'), João Paulo II, e, agora, este alemão que se nomeou Bento XVI.

Passar por tantos papas assim revela que já estou mais para lá do que para cá. Sabe-se, entrando no assunto, que o irmão de Bento XVI, que vive na Alemanha, foi um pedófilo, mas a imprensa internacional, pressionada pelo poder imperial do Vaticano, tem tentado abafar o caso.

Lembro-me de uma piada de Durvalito, quando Paulo VI foi eleito e BB estava no seu auge.

Brigitte Bardot, visitando o Vaticano, foi pedir a benção a Paulo VI e, quando se ajoelhou, este ficou estupefato com seus maravilhosos seios que podiam ser observados pelo decote generoso.
Um anjo do lado esquerdo de seu ouvido, exclamou:
"Papa Paulo VI!!"
Um outro do lado direito, decretou:
"Papa, Paulo VI!"

Jonga Olivieri disse...

Realmente o papa João Paulo I foi assassinado por tomar atitudes "suspeitas" para o "Alto Comando" do Vaticano. Lembro-me da acusação de Coppola, mas terá sido apenas isto?
E João XXII foi o que tomou medidas mais abertas para a igreja.
João Paulo II fez um jogo de "agente duplo", fazendo-se passar por um "democrata" mas na verdade concordando com o reacionarismo reinante.
Já Bento XVI deu um golpe para ser entronado, bem ao estilo dos "césares da antiga Roma" em seu engendrado período de decadência.
A piada do "Pááápa Paulo!!!" é excelente.

André Setaro disse...

E João Paulo II foi um dos maiores responsáveis pelo desmantelamento do império soviético em parceria com Ronald Reagan.

Jonga Olivieri disse...

"E João Paulo II foi um dos maiores responsáveis pelo desmantelamento do império soviético em parceria com Ronald Reagan"... completando: ... e
Mikhail Gorbachev.

Popeye disse...

Caramba, como tem tarado solto neste mundo! Quer dizer, ajoelhou tem que rezar. kkkkkkkkk!

Jonga Olivieri disse...

É pior ainda, amigo.
É o "(...) deixai vir a mim as criancinhas...".
Ou não está no Novo Tesamnto da Biblia?

Cesar disse...

só não entendi o que tem a foto com a matéria? Isso se chama sofisma, e dos mais baixos e mais unilaterais possíveis? O sr. possui nível acadêmico, se o possui deveria ter vergonha de fazer esses tipos de manipulações e alienações. Academia responsável, livre pensamento? NÃO! Unilateralismo e manipulação. Parabéns!!!