quinta-feira, 8 de abril de 2010

As 50 maiores mentiras do mundo

......
...
O texto abaixo foi publicado no blogue “Professor Texto” (link ao lado) do meu amigo Luiz Favilla com o título “1 de abril: acredite se quiser”.

01 - Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. 02 - Não nos procure, nós o procuraremos. 03 - Pode deixar que eu te ligo. 04 - Puxa, como você emagreceu. 05 - Fique tranqüilo, vai dar tudo certo. 06 - Quinta-feira, sem falta, o seu carro vai estar pronto. 07 - Pague a minha parte que depois eu acerto contigo. 08 - Eu só bebo socialmente. 09 - Isso é para o seu próprio bem. 10 - Eu estava passando por aqui e resolvi subir. 11 - Estou te vendendo a preço de custo. 12 - Não vou contar pra ninguém. 13 - Não é pelo dinheiro, é uma questão de princípios. 14 - Somos apenas bons amigos. 15 - Que lindo é o seu bebê. 16 - Pode contar comigo. 17 - Você está cada vez mais jovem. 18 - Eu nem reparei que você usava peruca. 19 - Nunca broxei antes. 20 - Você foi a melhor transa que eu já tive. 21 - Não contém aditivos químicos. 22 - Estou sem troco, leve um chiclete. 23 - Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando. 24 - Não se preocupe, essa roupa não vai encolher. 25 - Não se preocupe, essa roupa vai lacear. 26 - Essa roupa é a sua cara. 27 - Eu não pude evitar. 28 - Tudo o que é meu, é seu. 29 - O salário vai subir. 30 - Eu não sou candidato. 31 - Começo a dieta na segunda. 32 - O trabalho engrandece o homem. 33 - Isso nunca aconteceu comigo. 34 - Isto vai doer mais em mim do que em você. 35 - Dinheiro não traz felicidade. 36 - Você sempre foi a única. 37 - Pode ir que vou depois. 38 - Eu nem estava olhando. 39 - Que bom que você já arrumou outra, estou feliz. 40 - A amizade é o que importa. 41 - Juro que não estava sabendo. 42 - Não fui eu que contei. 43 - Está perfeito. 44 - Esse carro nunca foi batido, só fica na garagem. 45 - Não folga que sou faixa-preta. 46 - Eu liguei, mas ninguém atendeu. 47 - Beleza e dinheiro não importam: o que vale é estar feliz. 48 - Ela era virgem quando a conheci. 49 - Nunca te traí. 50 - Essas mentiras acima, nunca falei.

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
(fonte: wikipédia - pra quem acredita nela, é claro)

14 comentários:

maria disse...

De parabéns o Luiz pela sua postagem.
Fiquei surpreendida como é isso mesmo. São frases que a gnte ouve e já sabe que não são verdadeiras.

André Setaro disse...

Há, por outro lado, no diálogo coloquial, uma enxurrada de obviedades. Se você, por exemplo, cabeludo, corta o cabelo, o outro pergunta: "Cortou o cabelo?" Por essas e por outras, é que surgiu aquela personagem hilariante chamado Pedro Bó, um das centenas de personagens do grande comediante Chico Anísio. Um sujeito a sair do banco, vê um conhecido, e este lhe pergunta: "Está saindo do banco?" Francisco Milani deu continuidade a este personagem. E respondia: "Não, meu amigo, não estou saindo do banco, não, estou indo direto para a lua!"

Jonga Olivieri disse...

E como!

Jonga Olivieri disse...

Eu tenho um colega de trabalho que tem uma caso engraçado.
Ele havia viajado a trabalho e voltou. Encontrou alguem na fila do elevador que perguntou:
-- Ué, você voltou?
E eke respondeu:
-- Não, ainda estou lá!

Ieda Schimidt disse...

"Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta" ou "Pague a minha parte que depois eu acerto contigo", ou ainda "Começo a dieta na segunda", são mentirinhas que se ouvem a todo instante.
Muito boas as frases de teu amigo Luis Favilla.

André Setaro disse...

Ou a do sujeito que chega de viagem, entra em casa e um familiar diz: "Já chegou?"

"Não, não cheguei, não, estou ainda na Paraíba e debaixo de chuva, a comer uma boa buchada de bode!"

Jonga Olivieri disse...

Eu sou um que sempre "começo a dieta na segunda feira"... Ê tristeza!
"Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta", creio que foi lançada (no Brasil) pela Sears Roebuck. Devia existir em suas lojas nos EUA.
Depois se espalhou. Hoje, todos usam.

Jonga Olivieri disse...

A propósito, Carlos Estevão publicava na revista "O Cruzeiro" uma série (1) chamada: "Perguntas inocentes" que tinha este "aproach".
Coisas do tempo do onça...

(1) Estevão tinha tambem os excelentes quadros "As aparência enganam", "Dr. Macarra" e outras séries memoráveis.

Aliás sobre "O Cruzeiro" há um resumo interessante daquela revista no site: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/

André Setaro disse...

"As aparências enganam", de Carlos Estevão, eram verdadeiras obras-primas. De uma lado, com os personagens em preto, uma pequena história aterradora: "Um homem, depois de esfaquear a esposa, limpa a faca na própria camisa e a joga na máquina de lavar" Na outra: "Não, simplesmente isso: Seu Ernesto, depois de preparar o leitinho quente de seu filho, pega a fralda para evitar qualquer eventualidade."

Jonga Olivieri disse...

É isso aí... Mas estamos ficando véio, sô!

Luiz Favilla disse...

Yonga: apenas uma correção. As frases não são minhas. Apenas garimpei e postei. Além do mais, você bem sabe que eu nunca falaria nem escreveria tais coisas, né? (rsss)

Jonga Olivieri disse...

Fava, na na verdade foi escrito: O texto abaixo foi publicado no blogue “Professor Texto”.
Em nenhum momento disse que as frases eram de sua autoria; até porque são conhecidas.
Trancrevi 'ipsi leteris' o que estava na sua postagem.

Popeye disse...

Estas frases são usadas com tanta frequência. E todos as usam de um modo geral para enganar alguém.
Agora o Luiz Favila (ou professor Texto) teve um saco em se lembrar de todas elas e catalogar.
Parabéns para ele.

Jonga Olivieri disse...

Realmente foi um trabalho de muita transpiração, apesar de que houve inspiração, claro;