quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ambições pessoais

Recebi de uma amiga um artigo do Joelmir Betting comentando ‘cositas’ sobre o Sr. da Silva. Segue a minha resposta a ela:
....
O sr. da Silva. Ou o sr. "Apelido" da Silva, como costumo chamá-lo, irônicamente, é o presidente que mais viajou na história do Brasil.
Eu me lembro que quando era garoto, acusavam JK de viver pendurado no seu Viscount Presidencial, pra lá e pra cá nos céus do Brasil. Mas, pelo menos naqueles tempos, nos céus do Brasil.
Afora o excelente texto do brilhante Joelmir Betting, uma figura jornalística bem humorada e repleta de ironias, concordo com ele em gênero, número e grau quando refere que Mr. da Silva (tambem o chamo assim de quando em vez) não conseguiu ver nem ouvir o que se passava (ou se passa!) no Planalto porque não pára a 'bunda' numa cadeira do Palácio.
Considero o sr. da Silva o maior fenômeno político desde Vargas... que foi um ditador tipicamente americano dos anos 30/40/50 que usava o populismo como arma de aceitação política.
O sr. da Silva (ou Mr. da Silva) seguiu sua (de Vargas) fórmula demagógica dando "esmolas" para o pobres com suas "Bolsa Isso", "Bolsa Aquilo"... Uma maneira de, sendo o “Pai dos Coitados” tornar-se popular. E o pior é que conseguiu, como o outro, ou como Perón... Ou como Trujillo... Enfim o sr. da Silva conseguiu o que queria.
Agora, parte para outra de suas ambições, disputando a qualquer custo a indicação para Secretário-Geral da ONU. Mas como? Um sujeito que mal fala a sua lingua mater, quer se dedicar a um cargo em que tem que se comunicar com outros presidentes, com os quais, a princípio, teria que ser pelo menos em inglês?
Mas a sua ambição pessoal não tem limites. E vai fazer das tripas coração para conseguir seu sonho. Ele que veio, segundo suas próprias palavras de “uma mãe que nasceu analfabeta”. Durma-se com um barulho desses!

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Ô piá, teu posicinamento frente à comparação entre os dois, o caudillo que queria ser ditador e conseguiu e o "metaleiro" (porque Lula nunca foi metalúrgico de fato) que queria ser ditador e não conseguiu (ainda) é perfeita.
Foram ambos "pais dos pobres" e descamisados, tal e qual Peron.

Jonga Olivieri disse...

Obrigado pelo píá, guria!
Gostei do "metaleiro" hehehe
E do "... que queria ser ditador e não conseguiu (ainda)..."
Você está sarcástica hoje...

Popeye disse...

Olha, comparar é sempre probrlamático. Primeiro que por mais que queira Lula tem oito anos de governo e pouco fez pelo Brasil.
A luta de Vargas foi miuto mais bem empreendida. Veja bem não havia nenhuma lei trabalhista neste país. Tudo corria solto.
O que Lula tem feito/ Como você falou bem tem dado migalhas ao povo. Vargas não. Criou Volta Redonda, a Consolidação das leis do Trabalho, a carteira de TRabalho. Lula está fazendo o jogo dos patrões e ajudando os desclassificados. Esta nova classe média é uma balela. Isto são prestações que só fazem endividar os mais necessitados.
Vargas foi do lado dos trabalhadoers mesmo. Numa época em que tinha que se começar tudo da estaca Zero.

Jonga Olivieri disse...

Concordo plenamente quando você diz que o sr. da Silva está a fazer o jogo das classes dominantes.
Até porque ele faz parte delas. Não poderia haver um governo tão harmonioso e tranquilo, com apoio até da Rede Globo (o produto mais perfeito da ditadura) se não estivesse de acordo com a direita oligárquica que domina esta país.
O sr "Apelido" é uma piada de mau gosto para este país que nunca teve ideologia definida, sempre sendo província da Matriz do norte, os EUA.
E o sr. da Silva é um prolongamento de isto, desta situação gerada pelas classes dominantes em nome do "povo" (???).
Sim, olhando-se o povo como um sujeito que teve uma mãe que nasceu "analfabeta", como se alguem pudesse não nascer assim...
Será que agora existe uma Gramática de Útero?

maria disse...

Duras críticas a Lula e suas ambições explícitas!

Jonga Olivieri disse...

Duras ma non troppo!