sábado, 3 de julho de 2010

Um filme mexicano com certeza


O filme mexicano Cochochi (2007), direção de Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán tendo no elenco, Luis Antonio Lerma Batista, Evaristo Lerma Batista será a exibição do “Cine Ibermedia” que a TV Brasil exibe neste domingo (4), às 23h e foi rodado na Serra Tarahumara, no noroeste daquele país.
Trata-se da história de um menino que, sem permissão, toma emprestado o cavalo do avô e pega a estrada em companhia de um amigo. Os meninos escolhem uma trilha difícil pelas montanhas e deparam com um cânion impossível de atravessar. Enquanto tentam descobrir uma saída, perdem o cavalo, perdem-se um do outro e embarcam em aventuras separadas pelos vilarejos da região.
Cochochi é um retrato sutil dos povos indígenas da região e de seu comportamento. É um registro de momentos reais da vida dos garotos e das pessoas que eles encontram pelo caminho.
No Brasil, o filme recebeu o troféu de Melhor Filme Estrangeiro no 36º Festival de Gramado de 2008. No exterior, foi premiado em diversos festivais entre eles: Veneza, Toronto,Toulouse, Paris e Buenos Aires.

11 comentários:

Telenoveleiros! disse...

Também já preparei minha síntese para o blog Telenovelas Latinas, mas postarei domingo às 18h10. Não deixe de ler. Abraço.

André Setaro disse...

Infelizmente, por motivos de força maior, circunstâncias alheias à minha vontade, não tenho acompanhado os filmes da TV Brasil. O que é uma pena. Mas do México conheço, verdade seja dita, muitas poucas coisas. "Amores brutos", de Innaritu, é, talvez o último filme que vi da terra de Pedro Armendariz.

Mas antigamente, quando existia a Pelmex, via muitos filmes mexicanos, aqueles dramalhões com Maria Félix (que bonita que era!), Pedro Armendariz, Libert Lamarque (esta, argentina, trabalhou também em filmes do México), Arturo de Cordova etc. Os filmes eram geralmente em preto e branco e tinham a primorosa e exuberante iluminação de Gabriel Figueroa (que John Ford tomou emprestado para algumas obras). Figueroa deu luz e presença ao cinema mexicano. Os dramalhões de Maria Félix possuem acentos melodramáticas, mas alguns possuem um estilo expressionista e uma certa singularidade que vale como documento do estilo de representação de uma época.

Jonga Olivieri disse...

Pode deixar Aleks que o lerei após este horário. Tenho acompamhado sempre o 'Cine Iber Media' e me surpreendido com a qualidades dos filmes de nosso continente americano.
E sempre passo no seu 'Telenovelas Latinas' pois ele sempre tem muitas novidades.

Jonga Olivieri disse...

Os mexicanos estão com uma produção muito boa e bastante diferente daquela da Pelmex e dos tempos da 'super star' Maria Félix ou Maria Antonieta Pons (lembra-se desta?); e as inesquecíveis comédias de Cantinflas e Tin Tan! Tambem assistia muito 'las peliculas de Pelmex'!

Ieda Schimidt disse...

A nova safra de filmes mexicanos é excelente. Motivo: sempre houve uma indústria cinematográfica naquele país.
O que não aconteceu no Brasil em que houve esporádicas tentativas como a Vera Cruz ou a Atlântida.
Hoje temos filmes ridículos, na maioria comédias idiotas.

Jonga Olivieri disse...

Realmente o cinema lá sempre foi mais levado a sério. A Pelmex, citada pelo André é um exemplo disto. Durou décadas a produzir filmes em massa.
E quanto a nós, entregues a Daniel Filho, o "escroto" diretor da "Grobo"...

Jonga Olivieri disse...

porra

Popeye disse...

Conheço muito poucos filmes mexicanos. Será? Vou dar uma espiadela nisso só por curiosidade.

Stela Borges de Almeida disse...

Maravilha, ainda bem que passei antes do filme começar, vou sintonizar no canal.

Jonga Olivieri disse...

Pois conheça amigo...

Jonga Olivieri disse...

É, agora estou começando a ter canais para saber antes do filme acontecer. A divulgação da TV Brasil na mídia não é das melhores.