quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A outra guerra

Do lado de cá do Atlântico, a guerra entre os herdeiros Marinho e o Bispo Macedo assume novos patamares. Pena que, quem quer que saia vencedor, perde mesmo é o povo brasileiro, entregue às piores máquinas de alienação coletiva jamais montadas no Brasil, tanto no entretenimento ancorado nas tramas vulgares das novelas quanto na manipulação de opinião por parte de uma imprensa marrom.
Mas vamos ao que interessa: a audiência no país cresceu 2% se comparada a 2007, quando a média era de 35 pontos. Em 2008, este número subiu para 36. A aferição desta média corresponde a 24 horas da programação.
A Globo fechou mais um ano com gosto de derrota. A maior rede televisiva do país assistiu sua audiência despencar 6% em relação ao ano anterior. Fechou 2008 com uma média de 14,2 pontos, três pontos abaixo do que tinha em 2004. Com isso, desde 2006, a emissora só faz cair.
Por outro lado a Record vem crescendo, estando a abocanhar desde 2004, cerca de um ponto, ano a ano. E fechou 2008 com uma audiência média de 6,6 pontos, assumindo o segundo lugar. O número representa um crescimento de 17% em relação a 2007.
E o SBT? Estacionado em 2008 nos mesmos 5,4 pontos da média em 2007, o sr. Abravanel perdeu definitivamente a segunda posição e hoje, pelas contagens do Ibope é apenas a terceira rede transmissora da TV aberta no país.

Os números são de matéria lida no UOL em 06/01/2009.

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Por enquanto entre mortos e feridos, salvaram-se todos.
A RBS (Globo) continua na frente, apesar da queda passo-a-paaso, ou seja ano-a-ano. E a Record com bravatas só faz dizer que agora em 2009 assume a liderança. Será? Ainda acho difícil.
Mas a tua opinião é importante. Seja lá quem ganhe, perdemos nós, o povo brasileiro. Todas são muito ruins. Novelas, progrmas humorísticos abaixo da crítica e o jornalismo nem se fala. Tendencioso e centrado em crimes e outras notícias sensacionalistas.
E o pior: ganha o Bispo Macedo? Como ficamos? É um mistério. Ganham os Marinho e ficamos na mesma (snif!).

Jonga Olivieri disse...

Está aí a prova de que a visão maniqueísta é ilusória e só funciona em romances, filmes e "novelas".
Esse negócio de guerra entre o "bem" e o "mal" é pura ficção é os fatos uma realidade cruel.
No caso, ambos são bandidos, ambos são o mal. E seja lá quem ganhe, pouco importa. Nem que fosse o sr. Abravanel, que agora está fora, mas é tão nocivo quanto eles.
Pobre povo brasileiro... a TV Brasil não tem a menor chance.

André Setaro disse...

A perspicácia empresarial do 'bispo' Edir Macedo é indiscutível. Soube contratar executivos eficientes para fazer a 'ressurreição' da Record com uma grade programativa que retirou qualquer apelo religioso. A sua igreja pode ser encontrada em qualquer parte do mundo, desde um bairro elegante de Paris até Hollywood. Vi recentemente um documentário que mostra uma Igreja Universal do Reino de Deus bem em frente ao Teatro Chinês da meca do cinema. Amém?

Jonga Olivieri disse...

E ainda colocou no ar a "Record News", um canal somente de informações como a Globo e a Band têm.
Mas olha, para além de cobrir de bairros elegantes de Paris a Hollywood, o mais reparável é que abre uma biboca em cada subúrbiozinho do Rio.
Quando morava em Portugal ele pretendeu alugar (ou sei lá se comprar) o Coliseu do Porto, um tradicional teatro da cidade. Sorte que a população se manifestou e conseguiu vetar a intenção de Macedo "Bafo de Onça".
E será que ele quer imprimir a palma da mão no Teatro Chinês de Hollywood? Quem sabe? Tudo é possível neste mundo...

Anônimo disse...

Já tinha lido sobre essa perda de terreno da Globo. Mas sempre achei que o SBT estava em segundo lugar. A coisa tá feia mesmo.
Otávio

Jonga Olivieri disse...

Já tem um certo tempo que o SBT perdeu o segundo lugar.
Mas, rei morto, rei posto. Qualquer um que venha é igual ou até pior do que o outro.