segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Questão de semântica e outros babados

“As Forças de Defesa israelenses se preparam nesta segunda-feira para invadir as áreas urbanas e mais populosas da faixa de Gaza, no terceiro dia consecutivo da ofensiva terrestre contra alvos do movimento islâmico radical Hamas na região.”
(Lide da matéria “Exército israelense se prepara para invadir áreas urbanas e populosas de Gaza” publicada hoje, 05 de janeiro de 2009 na Folha Online).

Quando se lê o trecho acima não se nota, ou quase não se nota que as “forças que atacam” são chamadas de “forças de defesa”. Isso lido. Agora imagine ouvido no rádio ou na televisão? Aí mesmo é que não dá tempo de parar, raciocinar e concluir. Faz parte do que se chama de propaganda subliminar, ou ainda: “uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade”, técnica de lavagem cerebral lançada e amplamente difundida pelos nazistas, quando no poder na Alemanha.
Além do mais, no título da matéria está implícita a chacina da população civil, na medida em que “áreas urbanas e populosas” não são compostas apenas por milicianos do Hamas, de acordo com declarações das autoridades nazi-sionistas, o único alvo da invasão, mas habitadas por indivíduos comuns. Em outras palavras, homens, mulheres, velhos e crianças. E é bom lembrar que mais de 50% da população em Gaza é de crianças.
Alguns dados extraídos da Agência de Notícias “Brasil de Fato” (1) nos mostram que desde o dia 5 de novembro, o governo terrorista de Israel fechou todas as vias de entrada e saída de Gaza. Comida, remédios, combustível, peças de reposição para as redes de energia, água e esgoto, adubo, embalagens, telefones, papel, cola, calçados e até copos e xícaras não entram nos territórios.
Ainda segundo a matéria, no dia 13 de novembro, foi suspensa a operação da única estação de energia elétrica que opera em Gaza. Suas turbinas foram desligadas por falta de diesel industrial. As duas turbinas movidas a bateria “pifaram”. Cerca de 100 peças de reposição, encomendadas para as turbinas, estão há oito meses no porto de Ashdod, em Israel, a espera de que as autoridades da alfândega israelense as liberem. Israel começou a leiloar as peças, porque permanecem há mais de 45 dias no porto, de acordo com a legislação do país.
Fora o fato de que, segundo alerta o próprio título da reportagem, “se Gaza cair, a Cisjordânia cairá depois.”

(1) http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que quase vi o momento em que você colocou este artigo.
Muito feliz, inclusive, pois não notamos o quanto podemos ser manipulados pela imprensa por palavras. São pequenos detalhes que podem passar desapercebidos, não é mesmo?

Anônimo disse...

Os Bush são mesmo todos ceguetas. E pelo jeito os americanos e os israelenses pensam que a gente é burro.
Otávio

Jonga Olivieri disse...

Júlio, parece que você já é um leitor bem constante neste blogue.
DE... propaganda subliminar é isso aí!

Jonga Olivieri disse...

Não somente os israelenses. Esta notícia publicada pela Folha de SP é de alguma agência de notícias internacional. Provavelmente estadunidense.

Anônimo disse...

Me lembra aquela frase de McLuhan "o meio é a mensagem".

Jonga Olivieri disse...

Perfeito. Mas também me remete a Herbert Marcuse.
Em seu livro “One-Dimensional Man”, 1964. No Brasil: “A ideologia da Sociedade Industrial”, publicado pela Editora Zahar, Marcuse esclarece a força da mídia como instrumento do(s) sistema(s) político(s), já que à época ainda havia a URSS.
Nessa análise ele mostra como oa indivíduo perde a sua força analítica e crítica devido à massificação da informação pelos grandes meios.

Ieda Schimidt disse...

Gostei demais da dúvida semântica.
Sabes que tinha lido e não notara? É assim que querem. Vai ficando no subconsciente.

Jonga Olivieri disse...

Como já disse antes, propaganda subliminar é isso aí!