sábado, 1 de janeiro de 2011

Pérolas que passam para a história

Quem é o sr. da Silva? Sem dúvida o maior fenômeno político popular deste país. Maior até do que Getulio Vargas. Um presidente que sai do governo com 87% de aprovação das massas e deixou uma marca muito forte na redistribuição de renda, um cancro que se arrasta desde a Colônia entre os nossos principais problemas.
Mas ao ler uma relação de citações de nosso ex-presidente, não posso deixar de publicar algumas delas, verdadeiras pérolas do seu discurso.

PONTO G
Inauguração da Barragem João Leite (março/2010)
“Eu não quero enganar ninguém, mas não quero ser enganado. É essa relação que o Brasil estabeleceu com o mundo. E é por isso que o Brasil é respeitado. É por isso que o Brasil é importante no G20, é importante no G8, é importante no G13, é importante no G4, é importante no G3. Cria um G que o Brasil está lá dentro. Por isso, não tem país mais preparado para encontrar o ponto G do que o Brasil.”'

PALAVRÃO
Em cerimônia no Maranhão (dezembro/2009)
“Eu não quero saber se João Castelo, é do PSDB, eu não quero saber se o outro é do PFL, não quero saber se é do PT, eu quero saber se o povo está na merda e quero tirar o povo da merda que ele ficou. Esse é o dado concreto. Lógico que falei um palavrão aqui e amanhã os comentaristas dos grandes jornais vão dizer que o Lula falou um palavrão. Mas eu tenho consciência de que eles falam mais palavrão que eu todo dia. E eu tenho consciência de como vive o povo pobre desse país. E, por isso, queremos mudar a história desse país.”'

MULHERES
Discurso em Porto Alegre (julho/2010)
“Eu já sou defensor das mulheres ocuparem espaço na política há muito tempo. Acabou o tempo em que a mulher era tratada como objeto de cama e mesa; acabou o tempo em que a mulher, no mercado de trabalho, era tratada como uma força secundária; acabou o tempo em que a mulher era força auxiliar. A mulher não quer mais viver com um homem por causa de um prato de comida, a mulher quer viver com um homem se ela quiser.”

ÁFRICA
Durante visita à Namibia (novembro/2003)
“Aqui é tudo tão limpinho que nem parece a África.”

6 comentários:

André Setaro disse...

Se Dilma tiver êxito na sua empreitada presidencial, talvez queira ficar mais 4 anos. E Lula não pode fazer nada, pois prevista a reeleição na Constituição (emenda comprada a peso de ouro pelo energúmeno FHC).

Jonga Olivieri disse...

Torço para que o energúmeno nunca volte ao poder neste país. O seu (des)governo foi o pior acontecimento para este país. Por isso votei em Dilma, contra a minha vontade e puramente por voto útil.
Quanto ao sr. da Silva somente a história, passada a euforia, vai julgar. O certo é que quanto mais se aproximava o fim de seu(s) mandato(s), mais se lhe soltaram as palavras, mais besteiras falou.
No entanto, insisto, foi um fenômeno de massas sem comparação neste país. Talvez e até porque veio das massas e esta se identificava com ele.

André Setaro disse...

A fonte do sucesso de Lula:
http://clippingsetaro.blogspot.com/

Jonga Olivieri disse...

Sem dúvida a análise de Jãnio de Freitas bate com a realidade da trajetória de Lula da Silva.
Mas somente a história em seu desenrolar, superadas as análises contemporâneas, nos dará a dimensão exata do que foi.

Simey Lopes disse...

Lula falou muita besteira e se bobiar ainda solta algumas, mas o governo qu estamos e o governo que foi(FHC) prefiro Dilma mesmo.

Jonga Olivieri disse...

FHC quase destruiuo Brasil.
Mentiroso, dizia-se autor do Plano Real. Ele, nem economista era e apenas assinou o plano por ser à época ministro da fazenda.
Mas o pior foram as doações de empresas como a Vale a grupos estrangeiros.
Quanto aos erros de português de Lula, são compreensíveis por ser um homem ddo povo. Povo este que se identificava com seu veio popular.
Foi um fenômeno político que vai passar para a história!