quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vigo ao vivo e a cores

Falei tanto em Vigo que me deu vontade de publicar algumas fotos desta muy linda ciudad de España.
Na primeira delas, encontrei um grupo de danças galegas e sugeri fazer uma fotos com eles, mas apenas uma ficou. Podem notar os demais atrás.

Na segunda, Virgínia no Parque Os Castros, tão bela quanto o belo visual que fica bem no centro da cidade, próximo à Gran Via. Porque toda cidade espanhola que se preze tem que ter uma avenida com este nome.
E abaixo, uma foto captada na internet com uma vista da baía de Vigo, e parte da cidade, incluindo o porto.

10 comentários:

André Setaro disse...

Pela primeira vez, desde que acompanho o blog, vejo a publicação de fotos. É verdade que o 'Pensatas' se vale mais do texto do que de ilustrações periódicas, mas há momentos em que as imagens dão um alento especial ao texto bem urdido e prazeroso. Como vem acontecendo ultimamente com a descrição de belíssimas cidades espanholas, com um acompanhamento de dar água na boca como sói acontecer com a revelação da cultura gastronômica dessas cidades fascinantes. Vigo me fez lembrar do cineasta francês, precocemente falecido aos 29 anos, Jean Vigo, autor de obras essenciais como 'O atalante', 'Zero de conduta', 'A propos de Nice', entre outras poucas, porque a vida lhe foi efêmera. Será que Vigo vem da cidade de Vigo?

Jonga Olivieri disse...

Sim, raramente eu publico fotos. Mas houve dois casos. Um, cujo título era "Uma foto vale mais que mil palavras" (publicado em janeiro) com uma foto de Bush, Clinton e Obama.
Tem um um outro (que não me lembro o título em que publiquei as fotos de Roy Rogers, JK e Eliakim Araújo porque acho que eles teem um olhar muito semelhante.
Quanto a Jean Vigo, sei que dirigiu "Zero de conduit", considerado um marco do moderno cinema francês. Mas acho que o nome não tem nada a ver com a cidade de Vigo. Sei que o pai dele era anarquista. E os anarquistas eram muito presentes na Espanha.
Será que tem algo a ver?

Jonga Olivieri disse...

Acrescentando, caro Profesor Setaro. Eu sempre pensei mesmo que pensatas são palavras. Por isto sempre postei textos.
Mas neste caso --como nos outros dois anteriores--, imagens foram necessárias.
Creio, não podemos ser rígidos demais.

André Setaro disse...

Vou pesquisar no livro 'Jean Vigo', de Paulo Emílio Salles Gomes, para ver se há alguma alusão à cidade de Vigo.

Jonga Olivieri disse...

Quem sabe, o pai anarquissta dele gostou da cidade?

maria disse...

Muito lindas (muy hermosas) as fotos de Vigo! A-DO-REI!

Jonga Olivieri disse...

Que bom maria. O seu comentário na postagem anterior me motivou muito a publicar estas fotos.
Pena que não consegui uma boa foto da ponte com as barcaças que seu namorado gostou tanto. E com toda razão.

Ieda Schimidt disse...

Não sabia que tu publicaria uma postagem no dia seguinte. Coisa rara (mas bem vinda) hoje em dia.
Pegaste uma gatinha guapa, hem guri? rsss...
As fotos mostram o quanto Vigo é uma bela cidade. E tua Virginia também.
Madri e Barcelona também têm Gran Vias. E Plaza Mayor? Tem em Vigo?

Jonga Olivieri disse...

Sim, tenho aumentado a quantidade de postagens. Talvez porque com mais trabalhos, acabo ficando mais no computador e torna-se mais fácil escrever. Uma coisa puxa a outra.
Quanto à gatinha, ela é mesmo engraçadinha. mas, além de eu não ser propriamente um "galinha", a Vi foi quem tirou a foto. Viu "guria".
Falar nisso, como conseguiste ver a beleza dela? Ela está meio longe. Eu recitei as suas qualidades porque a conheço bem. Mas prometo que um dia desses eu publico uma foto dela. Falou?

Jonga Olivieri disse...

Coisa curiosa aconteceu nesta postagem. A primeira foto abre o link, as demais não.
Não sei porque isto aconteceu porque baixei as três da mesma forma. Coisa que, além do mais, já havia feito em dois blogues (o do meu portfólio e o de pinturas) em que praticamante só tenho fotos,
Também não consegui uma explicaç~so/solução, após consultas com três blogueiros.
Desculpem, mas ficará assim mesmo.
Como os links estão do mesmo formato (tamanho) das fotos publicadas, também não resulta em grande diferença;