quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caliente Galícia

Conheci bem a Galícia (que os lusos chamam de Galiza). Sua proximidade com a cidade do Porto nos empurrava atrás de um modo de vida más caliente bem pertinho de nós. Gostava muito de Portugal, mas, sem dúvida nenhuma, para nós brasileiros, a Espanha tem um “agito” com o qual nos identificamos; que nos agrada e encanta.
De todas as cidades galegas, a que mais vezes fomos foi Vigo. Primeiro porque sua beleza natural é inconfundível. E em seguida porque íamos ao Consulado português onde corriam os nossos processos de legalização da permanência em terras de Portugal. Ficávamos sempre no Hotel Compostela – bem próximo ao centro da cidade –, ao lado do ancoradouro de barcos e iates. Algumas vezes ficamos em um quarto no último andar (uma água furtada), e, pela manhã, as gaivotas nos acordavam com sua agitação matinal. Lindo... de ver e ouvir!
Mas, Vigo tem também uma baía muy hermosa. Quando se atravessa a exuberante ponte pênsil na autorota, o visual é de um azul profundo, e o mar repleto de barcaças, também repletas de frutos do mar. Vigo é um dos maiores centros produtores dos crustáceos e moluscos de toda a Espanha. Surpreendentemente a melhor paella à valenciana que eu comi foi lá, e não em Valencia.
No entanto, não é somente a baía de Vigo que é tão bela assim. Todo o litoral galego é esplendoroso. Sua costa é um privilégio dos que a habitam e dos que a conhecem. E o interior? O verde, tão raro em outras regiões de uma Espanha semi-árida, compensa-se por inteiro na Galicia. Aliás, uma característica de todo o norte daquele país, o que inclui tambem a região basca e o Principado de Astúrias.
Santiago de Compostela e La Coruña também são cidades imperdíveis. Apesar do “fanatismo” e do “esoterismo” (1) religiosos, Santiago, como contraponto é um importante centro universitário e suas ruelas antigas respiram cultura e saber. O mais impressionante é que você pisa em um solo onde tantas gerações pisaram, estudaram, aprenderam, ensinaram. Amadureceram conhecimento humano e lógico, filosófico e matemático... A outra, em galego “A Coruña”, é também uma cidade abençoada pelos deuses. Somente a Torre de Hércules, monumento romano do século I, inteirinha até hoje, prova sua importância histórica.
A música é outra característica marcante da Galicia. Seu ritmo lembra a melodia irlandesa, característica, sem dúvida, da presença céltica em ambos os países. A gaita de fole, muito semelhante à usada pelos escoceses tem um som que nos envolve por completo. E, finalizando, a Fala (2), o que mais nos aproxima do galego. A Fala é muito mais próxima do português que do castelhano. Mujer é mulher. E, curiosamente trocam o “J” pelo “X” . Como Ximenes, ao invés de Jimenes. Ou Xunta de Galicia, ao invés de Junta de Galicia.
Assim é a Galícia. Um pedaço da Espanha que nós tivemos a oportunidade de conhecer muito bem. E deixou saudades; numa verdadeira paixão pelo calor do seu povo amável, que nos marcou o coração, ou pelas paisagens que ficaram gravadas em nossas retinas. Para sempre.

(1) É bom lembrar que Paulo Coelho (o picareta que deu certo) escreveu sobre o conhecido caminho de Santiago e começou a sua grande decolagem como “fenômeno literário” a partir daí.
(2) O galego é uma forma evoluída do galego-português (cujas origens remontam ao século IX). Com algumas influências do castelhano e umas poucas formas e traços próprios não existentes em português, alguns da língua original que desapareceram do português contemporâneo, outros fruto da evolução do próprio galego. Existem todos os anos encontros e comemorações da “Fala”, em que se apresentam intelectuais, poetas, cantores e compositores brasileiros, portugueses e de outros povos que teem o português como língua oficial.

12 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Os espanhois são alegres. De fato muito mais do que o sportugas.
Mas amei "o picareta que deu certo". Isso mesmo que quele maleva é.

André Setaro disse...

Exitem muitos espanhois em Salvador. No meu tempo de menino, antes do advento dos supermercados, fazia-se as compras nos armazéns dos espanhois. Muitos deles, senão a maioria, oriundos da Galícia. Tanto é que havia um time de futebol (hoje desaparecido) constituído por galegos, o Galícia. Rapaz, gostava de tomar cerveja nesses armazéns, que, com a multiplicação dos supermercados, foram fechando as portas. Mas ainda existem dois ou três remanescentes e, um deles, sou freguês habitual: o famigerado Armazém Espanha, nos Barris, que ainda conserva aquelas geladeiras de espelhos. Estando-se nele, revive-se uma época, porque o espanhol, conservador, nada muda em sua decoração. O objeto mais curioso é uma latrina imenso com 'braços', algo surrealista.

Unknown disse...

Lembrei-me, agora, lendo seu 'post', de "O estranho caminho de Sâo Thiago" ("La voie lactée", 1969), do mestre Luis Buñuel.

Jonga Olivieri disse...

Um picareta... Um exotérico... Um explorador da ignorãncia alheia... Mas o filha da puta tem um grande "marketing" pessoal. Isto é inegável!

Jonga Olivieri disse...

Uma vez, em Vigo, fui tomar o café da manhã numa tasca (boteco) próximo ao hotel. Na Espanha só hotel cinco estrelas inclui o café na diária...
Mas o galego dono do local perguntou: "São brasileiros?". Quando respondemos que sim ele explicou que portugueses não pedem "café com leite" e sim uma "bica".
Daí, nos contou que morou em Salvador durante alguns anos.

Jonga Olivieri disse...

Santiago tem muitos peregrinos. Faz parte da coisa. É um país católico e ele é o padroeiro da Espanha.
Por isto acho que Compostela tem um astral meio estranho nas cercanias da catedral.
Vi gente batendo com a cabeça numa pilastra dentro da igreja. Esta pilastra já tinha uma cor meio de sangue batido. Uma barbaridade!
E uma fila infernal para ver o local do sepulcro do Santiago.
Mas o resto da cidade não tem nada disso. É normal e alegre...

Jonga Olivieri disse...

Desculpe Crisálido, mas realmente Buñuel, o maior diretor espanhol de todos os tempos tem este filme. Que, aliás, é dos poucos dele que não assisti. Pena!

Stela Borges de Almeida disse...

Imenso prazer em ler as referências à Vigo que tem em Salvador uma colônia de imigrantes representativa, não só ligadas à rede de antigos armazéns e padarias, há um Hospital Centro Espanhol, um Clube Social Espanhol e outros núcleos de recreação e confraternização. Tenho amigos queridos que quando voltam trazem-me notícias das iguarias-gastronômicas que você descreve e muitas vezes convidam-nos para os famosos "banquetes", realmente é divertido/saboroso as "tapas" já abaianadas e miscigenadas que inventam, mais ainda porque os convidados são mais para natureba do que glutões. Ah sim, os álbuns de fotografias dos "visco-enses" (?) valem centenas de viagens, senti falta nas descrições que lí de imagens. Porém, a imagem das gaivotas no cais, linda demais!

Jonga Olivieri disse...

Stela, os galegos elegeram a Bahia como o seu "Eldorado" no Brasil. Foram muitos para aí.
Claro que não chega perto dos que foram para a Argentina, Cuba ou outros países hispânico-americanos.
Aliás, milhões deles estão espalhados em outras regiões ao redor do mundo.
É um povo simpático, orgulhosos de uma terra que foi muito miserável, e, após a UE tornaram-se prósperos.
Hoje, o retorno de descendentes galegos está sendo em massa.
mas, vale a pena.
Um dia desses ainda falarei mais de suas incontáveid belezas... Mas olha, dá para encher um livro!
Eu, um tanto quanto glutão, sempre a flar das delicias dos lugares que conheci. Mas, comer também é cultura.

Jonga Olivieri disse...

Aliás, pensando em Buñuel e mais um adendo ao comentário do Crisálido, lembrei-me de uma frase do cineasta que é tão genial quanto ele em que dizia: "Graças a deus não acredito em deus!".
Faço minhas as palavras dele.
Outro detalhe é que adoro a Espanha, acho seu povo alegre, mas eles foram o palco da mais sangrenta das inquisições. E, além disso pilharem as riquezas de povos americanos como os astecas, maias e incas, fundindo obras de arte em barras de ouro para levar para a corte.
Simplesmente repulsivo!

maria disse...

Gente, deve ser linda avista desta ponte com barcaças de frutos do mar.
Um ex-namorado meu morou na Galícia (Compostela) e me falou muito de Vigo.

Jonga Olivieri disse...

É tudo muito lindo naquela cidade de Vigo...