segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dona Dilma abre as pernas...


Sob pressão dos partidos aliados e ameaça de derrotas no Congresso, o governo Dilma Rousseff promove neste mês uma liberação inédita de verbas de interesse direto de deputados e senadores.
Apenas nos primeiros nove dias de agosto, as autorizações para despesas incluídas por congressistas no Orçamento (conhecidas como emendas parlamentares), já atingiram com folga o maior montante mensal do ano. As 20 iniciativas orçamentárias que mais concentram emendas receberam, no curto período, R$ 1,2 bilhão, muito pouco abaixo do R$ 1,4 bilhão autorizado ao longo dos outros sete meses do ano.

Desde o início da atual administração, tal volume só tem precedentes nos meses de dezembro, quando o governo inscreve gastos atrasados para execução no ano seguinte, e em julho do ano passado, por ser prazo limite definido pela lei eleitoral para operações do gênero.
Os dados evidenciam uma nova postura da articulação política do Planalto, que, até a queda dos índices de popularidade de Dilma, submetia os partidos da base de apoio a uma ração modesta de recursos orçamentários. Antes de agosto, as autorizações de verbas para emendas se concentravam em apenas dois dias atípicos: 28 de maio, quando a presidente ouviu queixas de líderes petistas, e 3 de junho, quando ela prometeu ao PMDB acelerar a liberação de dinheiro.

A insatisfação do mundo político coincidiu com o enfraquecimento do Executivo e deu impulso à proposta, já aprovada em primeiro turno pela Câmara, que torna obrigatória a execução da maior parte das emendas individuais, aquelas apresentadas por deputados e senadores.


3 comentários:

Joelma disse...

Dilma está morta e esqueceram de avisar.... Rs!

Mário disse...

Acho que pelo jeito Dilma vai alcançar a meta de JK dos 50 anos em 5... só que com barganhas e não realizações.

Nun'Alvares disse...

No Brasil, pelo que leio e vejo a corrupção é notória e salta aos olhos. Não que não as haja por todos os sitios. Cá em Portugal existe, porem o destaque para tal actividade não é como ai.
Esta "liberação inédita de verbas de interesse direto de deputados e senadores" (sic) é um importante registo desta barganha escancarada.