segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Barrar o "golpe de Estado" do parlamento venezuelano e garantir Maduro no poder é lutar por uma América Livre do Imperialismo!


Os deputados dos partidos afetos ao Governo do Presidente Nicolás Maduro condenaram no domingo a decisão do parlamento da Venezuela, onde a oposição fascista, com escancarado apoio do imperialismo, declara que há uma "ruptura da ordem constitucional" no país.

"Fizeram-nos perder tempo. É uma tentativa de copiar o golpe de Estado no Brasil (destituição de Dilma Rousseff). Na Venezuela não há condições para que eles (oposição) imponham um golpe de Estado. Aqui se imporá a democracia, a paz e a Constituição", disse o líder do denominado "bloco da pátria", composto por deputados socialistas. Segundo Héctor Rodríguez, atualmente o parlamento "não tem qualquer validade legal, jurídica, nem a força política para impor absolutamente nada".
"Não somos nem as Honduras, nem o Paraguai, nem o Brasil. Aqui há um povo valente e umas Forças Armadas conscientes", frisou. O deputado socialista Earle Herrera atribuiu o acordo aprovado pela Assembléia Nacional no domingo a "uma tentativa de golpe parlamentar".
No seu entender, o documento é igual ao Decreto de Carmona (em abril de 2002, Pedro Carmona presidiu ao Governo da Venezuela enquanto o então Presidente Hugo Chávez, foi afastado temporariamente do poder)."Só mudam os personagens e alguns deles ainda estão aqui", disse.
Herrera se referiu a que desde janeiro passado, altura em que o parlamento passou a ser controlado pela oposição, a maioria da Casa tem ameaçado os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça e as reitoras principais do Conselho Nacional Eleitoral.

O parlamento venezuelano aprovou no domingo, com o voto contra dos socialistas, um acordo declarando que o Governo do Presidente Nicolás Maduro impulsinou "uma ruptura da ordem constitucional" ao suspender a realização de um referendo revogatório presidencial.
Segundo o parlamento, essa ruptura decorreu através de instituições como o Supremo Tribunal de Justiça, o Conselho Nacional Eleitoral e sete tribunais regionais, situação que a oposição interpreta como "um golpe de Estado" e a instauração de "uma ditadura".
O parlamento vai "solicitar à comunidade internacional que ative todos os mecanismos necessários para garantir os direitos do povo da Venezuela, em especial o direito à democracia".
Será feita "uma denúncia, perante o Tribunal Penal Internacional e demais organizações que sejam competentes, contra os juízes (dos tribunais venezuelanos) e as reitoras do Conselho Nacional Eleitoral, responsáveis pela suspensão do processo de referendo revogatório, e os demais funcionários responsáveis pela perseguição política ao povo" venezuelano.
Por outro lado, pretende-se substituir com urgência os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça (designados pelo regime "chavista" em dezembro de 2015), para "garantir a independência de poderes e o respeito pelo Estado de direito".

Os parlamentares socialistas exigmem às Forças Armadas que "não obedeçam nem executem nenhum ato ou decisão que sejam contrários aos princípios constitucionais ou prejudiquem direitos fundamentais do povo da Venezuela".

Este é uma peça para impressão que mede 30x11cm. Copie e cole
numa pasta, imprima e divulgue nossa luta


Um comentário:

Ieda Shimidt disse...

Tu tá PHoda, assim mesmo com PH maiúsculo. Brincadeirinha, guri! É porque o assunto aqui é sério demais, tchê!
Estou acompanhando esta tua campanha pela defesa da Venezuela. Uma generosa, humana e principalmente corajosa atitude esta tua iniciativa. E tu sabe porque eu digo isso? Porque, meu guapo, nunca vi um assunto em que tanta gente esteja contra como nesta! Parece que as forças da direita aqui no Brasil, de Roraima ao Arroyo Chui, conseguiram lavar o cérebro da galera toda.
Bem, por isso eu te digo que é uma campanha "corajosa", porque olha aqui companheiro, se vai ser difícil a gente conseguir convencer amigos, parentes, o carteiro, ou o dono do pé-sujo da esquina, imagina a cambada toda?
Pero, deje que se vaya. nosotros vamos a convencerlos, apesar da Rede Globo, do SBT, do Zero Hora, do Estadão, etc... temos que influenciar o maior número de gentes poraí...