sábado, 29 de outubro de 2016

O dia em que a Venezuela ofereceu asilo a Edward Snowden - 2


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou no dia 8 de julho de 2013, que o seu país recebera um pedido de asilo de Edward Snowden, ex-consultor da National Security Agency - NSA (Agência de Segurança Nacional) dos EUA e delator de um megaesquema estadunidense de espionagem.
  
Além da Venezuela, também a Nicarágua e a Bolívia ofereceram asilo a Snowden, que se encontrava na área de trânsito de um aeroporto de Moscou¹ há mais de duas semanas. O passaporte dele havia sido cancelado pelos EUA, que pediam a sua extradição para julgamento. Também naquela segunda-feira, a Casa Branca advertia que o caso por espionagem contra Snowden "era sólido" e, portanto, "ele deveria retornar aos Estados Unidos".

"Já são vários países, um asilo humanitário coletivo, em que o território desses países da nossa América Latina humana os acolherão. Você está sendo perseguido pelo império, venha para cá", declarou Maduro.

(1) Edward Snowden está vivendo até hoje na Rússia, em um local secreto e vigiado, mas consegue viajar livremente pelo país sem ser reconhecido, disse o seu advogado, Anatoly Kucherena

 
Esta é uma peça para impressão que mede 30x11cm. Copie e cole
numa pasta, imprima e divulgue nossa luta

Um comentário:

Ieda Shimidt disse...

Me lembro que Edward Snowden ficou um bom tempo no aeroporto.
Como Tom Hanks en "O Terminal" aquele filme do Spielberg em que é Viktor Navorski, um europeu oriental que viajaria a Nova Iorque justamente quando seu país sofre um golpe de estado, e o seu passaporte é invalidado. Sem poder retornar à sua terra, porque as fronteiras foram fechadas, Viktor passa a improvisar seus dias e noites no próprio aeroporto, à espera que a situação se resolva. Porém, com esta se arrastando por meses, descobre o complexo mundo do local onde está preso.
E sempre que eu pensava no caso do Snowden, tu sabe que asempre ssociava ele ao personagem do filme?
Na verdade não sei quanto tempo ele ficou no terminal, mas a pendenga não foi curtinha não!
E por falar nele e no filme "O Terninal", parece que, finalmente chega aos cinemas brasileiros em finais de outubro, a produção dirigida pelo excelente Oliver Stone com Joseph Gordon-Levitt no papel de Edward Snowden.